Mostrar mensagens com a etiqueta A Paz. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta A Paz. Mostrar todas as mensagens

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

A PAZ sentida pelos mais novos



A Paz foi o tema das actividades da Biblioteca, na 1.ª semana de aulas deste período lectivo.

A PAZ é…

Pertencer a um grupo de amigos.
Estar numa sala de aula sossegada.
Ver uma família unida.
Ter carinho pelas pessoas.
Ajudar os outros.
Olhar para as estrelas.
Ver os desenhos nas nuvens.
Olhar para o mar.
Brincar com a neve.
Acordar com os passarinhos a cantar.
Estar em casa com a lareira acesa.
Falar com os amigos sem discussão.
Ouvir a música preferida.
Acordar com o beijinho da mãe.
Brincar com o meu cão.
Ler um livro em sossego.



O texto foi elaborado por:
Beatriz Fernandes, 5.ºA
David Bernardo Varela e Tiago Fonseca , 6.º D

e as ilustrações pelos alunos da EB1 de Pinheiro de Côja!

sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

1 de Janeiro - O DIA MUNDIAL DA PAZ

Paz ...


A Paz começa
Com a boa vontade…
A Paz começa com a disposição
Para o amor sem preconceitos.
A Paz começa
Com a solidariedade sincera.
A Paz começa
Com um sorriso.


Desde o início do século passado que se atribui o prémio Nobel às pessoas que mais se distinguiram na área da Química, da Física, da Medicina, da Literatura e da Paz Mundial . O primeiro Nobel da Paz foi concedido em 1901 e dividido entre duas pessoas, o suíço Henri Dunant, que fundou a Cruz Vermelha, e o francês Frédéric Passy, criador da Sociedade Francesa para a Paz. Também Ramos Horta e D. Ximenes Belo receberam o Prémio Nobel da Paz , em 1996, pelo seu trabalho em Timor-Leste e em 2009 recebeu-o Barack Hobama, o Presidente dos Estados Unidos da América.