Mostrar mensagens com a etiqueta Dia da Alfabetização. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Dia da Alfabetização. Mostrar todas as mensagens

domingo, 30 de janeiro de 2011

A Alfabetização e a Leitura Fora de Portas








A propósito do Dia da Alfabetização (8 de Janeiro), nas sessões da LEITURA FORA DE PORTAS os alunos aprenderam uma nova palavra.

Essa mesmo AL-FA-BE-TI-ZA-ÇÃO!

Pelo significado descobriram a importância de conhecer o alfabeto e de saber ler... e concluíram ainda que, muito mais importante, é:

ter a capacidade de interpretar, de compreender, de criticar e... de produzir conhecimento!


Ficaram a conhecer a história d' O Sonho de Evaristo de César Madureira e estes foram alguns dos trabalhos realizados.


Aqui fica o registo de uma das sessões, com os alunos de Pinheiro de Côja, graças à colaboração do docente titular da turma, Professor Luís Bidarra.

sábado, 16 de janeiro de 2010

Dia da Alfabetização


A propósito do DIA DA ALFABETIZAÇÃO (8 de Janeiro), nas sessões da Leitura Fora de Portas, os mais pequenitos, muito entusiasmados, ficaram a conhecer "O Sonho de Evaristo" (da colecção Contos Sonhados em Português).

O famoso pescador Evaristo tinha um desgosto: nunca aprendera a ler nem a escrever. Só sabia contar para poder vender o peixe no mercado...
Um dia, ao vir da escola, Alípio sentiu o pai triste como nunca o vira antes. Era o dia dos seus cinquenta anos. Alípio tirou do bolso um pequeno caderno amachucado e um lápis amarelo com um laço vermelho e disse-lhe baixinho:
TOMA, PAI. É A TUA PRENDA.
VAMOS À PRIMEIRA AULA.
VAMOS ESCREVER O TEU NOME.