Mostrar mensagens com a etiqueta José Fanha. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta José Fanha. Mostrar todas as mensagens

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Encontro com José Fanha

.
Muitas são as escolas, as bibliotecas públicas e escolares, muitos são os alunos, os professores, os bibliotecários com quem José Fanha tem partilhado histórias e poemas, livros e leituras, saberes e experiências...
Durante a V Tábua de Leituras, este escritor, poeta e declamador esteve entre nós e realizou algumas sessões com os mais jovens e também com os menos jovens, nas bibliotecas do concelho.
Vamos recordar um desses momentos, uma lição extraordinária sobre poesia, métrica e ... R A P, na nossa biblioteca!


               

.

segunda-feira, 4 de junho de 2012

José Fanha novamente em Tábua!

.
   Há pouco mais de um ano, José Fanha visitou-nos e encantou-nos ...
   E eis que vamos ter novamente o prazer de receber este amigo dos livros e das bibliotecas!

Se puderes aparece na Biblioteca da EB2, às 10.30, no dia 6, o último dia do grande evento promotor da leitura, em Tábua, a V Tábua de Leituras .

  
                                        

sábado, 9 de abril de 2011

José Fanha

José Fanha encerrou com chave de ouro o Mês da Leitura, em Tábua!

Durante dois dias, nas Bibliotecas da Rede de Bibliotecas de Tábua, muitos jovens e também os menos jovens tiveram oportunidade de conhecer o escritor, o poeta, o declamador que gostava um dia de vir a ser palhaço num circo, que quer continuar a ler e a escrever e que está, a
cima de tudo, apaixonado pela poesia e por histórias. Gosta de as escrever e de ir a escolas e bibliotecas para ler poesia e contar histórias, porque a escrever histórias e a escrever poesia nós deitamos cá para fora, e partilhamos com os outros, as nossas dores, os nossos sonhos e as nossas alegrias. E essa partilha é a coisa melhor que há na vida.

Ouvimo-lo ler poemas seus e de outros autores, intercalando-os com lembranças e relatos da sua vida.

Advertiu que a poesia não é para estar fechada, é para ser lida e em voz alta!


Quem não se divertiu com " Todos os homens são maricas quando estão com gripe" de António Lobo Antunes?


De entre os mais crescidos, quem não apreciou a sua tradução de "Página de Escrita" de Jacques Prévert?


Quem não se emocionou com a " Canção para as minhas filhas" ?


Sensibilizou os mais pequenos contra o problema terrível chamado racismo, próprio dos palermas que têm medo que lhes roubem as namoradas, lendo a propósito um excerto de "
O Meu Amigo Zeca Tum-Tum e Outros" e algumas páginas do "Diário inventado de um Menino já crescido".

Este apaixonado pelos livros e pelas bibliotecas deixou a mensagem: Leiam! Leiam muito! Pois um país rico é um país que lê muito!


Bem haja à Biblioteca Municipal por nos ter proporcionado estes encontros e ... até breve, José Fanha!



terça-feira, 29 de março de 2011

José Fanha virá à nossa BIBLIOTECA!



Quem é José Fanha?

José Fanha é, além de arquitecto e professor, um escritor, um poeta, um grande amigo dos LIVROS, da LEITURA e das BIBLIOTECAS! Podes ler aqui a sua autobiografia!

Eis alguns dos seus livros!



Estas são algumas das (muitas!) sessões culturais em que já participou!





Agora diverte-te com o texto retirado do livro "Diário inventado de um menino crescido"!



Por que não ler também o Texto " Romance ingénuo de duas linhas paralelas" ?