Mostrar mensagens com a etiqueta Leitura fora de Portas. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Leitura fora de Portas. Mostrar todas as mensagens

sábado, 19 de maio de 2012

A Leitura fora de Portas com "Uma Casa na Lua"

.
Este foi o resultado da última sessão da Leitura fora de Portas, com Uma Casa na Lua da autoria de Cristina Taquelim. Clica para ficares a saber um pouco sobre esta escritora.

                                   

.

sábado, 28 de janeiro de 2012

O Zé Troca-Tintas na Leitura fora de Portas

..
. Na Leitura fora de Portas, em Janeiro, foi lida a história do Zé Troca Tintas, que integra os Contos para Rir de Luísa Ducla Soares.
A história foi devidamente saboreada e intercalada com boas gargalhadas. Na sala de aula foi a vez de se completar a atividade e surgiram estes trabalhos:

O Troca-Tintas

O Zé Troca-Tintas
Era um grande trapalhão,
Mas apesar disso
Era um grande brincalhão.
Trocou uma ervilha
Que um homem lhe deu
Por uma galinha
Que logo morreu.
O porco a matou
E troca-tintas o dono acusou
Se não desse o porco
Da polícia lhe falou.
Então levou o porco
E num estábulo parou
Mas foi logo o azar
Que a vaca o porco matou.
Ficou com as tripas de fora
E ele exclamou
Se não me derem a vaca
Do tribunal lhe falou.
O dono deu-lhe a vaca
E mandou-o ir-se embora
A vaca foi contra um caixote
Que ficou com sangue na hora.
Os homens do caixote
Com medo abalaram
E o Zé mais os botões
Com o caixote ficaram.
Com muita força
O caixote ele abriu,
Viu lá um caixão
Com uma velha, e ele sorriu.
Parou numa casa
Para descansar,
E na lareira
A velha foi encostar.
No outro dia
Um escândalo fez
A velha ficou em cinza
E começou tudo outra vez.
Para se vingar
Uma menina levou
E num palacete
Ele a pousou.
A madrinha ouvindo
A menina a chorar
Abriu o saco
E o cão de guarda foi buscar.
Enfiou-o no saco
E o Zé foi-se embora, feliz
Mas quando abriu o saco
Ficou sem o nariz…
Todos o gozaram
E um homem todo torto
Disse-lhe para ir para as obras
Que tinha um bom corpo.
E ele infeliz
Sem nada ficou
E foi pedir esmola
E tudo recomeçou.
Ana Jeni, 4.º ano, Turma 24


terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Grata surpresa e a Leitura fora de Portas

   
   Numa das sessões da Leitura fora de Portas, que a Biblioteca Escolar tem vindo a realizar, há já três anos, de forma periódica e em articulação com a Biblioteca Municipal, foi explorado o livro "A casa do João".

Esta história, apresentada através de uma lengalenga, tanto agradou aos alunos que, de regresso à sua escola, escreveram e ilustraram as suas lengalengas  e enviaram-nas à biblioteca! 
   E esta é a agradável surpresa: para divulgar os trabalhos dos alunos foram criados livros com a ajuda do my ebook que acabaram por ser lidos mais de 
 10 000 vezes!!!

Essas preciosidades aqui  ficam mais uma vez, para quem os quiser (re)ler...
 
Myebook - LENGA LENGA - click here to open my ebookMyebook - lenga lenga - click here to open my ebook 









...

sábado, 8 de janeiro de 2011

Leitura fora de Portas

Este é mais um ano lectivo em que a Biblioteca Escolar da EB2 e a Biblioteca Municipal João Brandão proporcionam aos alunos do 1.º ciclo, várias vezes por semana, actividades em que a leitura, as histórias, a criatividade e também a expressão plástica, pautadas pela boa disposição, concretizam a LEITURA FORA DE PORTAS.

É uma das boas apostas da Rede de Bibliotecas de Tábua para promover A LEITURA, o poderoso passaporte para o conhecimento e a principal chave da aprendizagem.

Na sessão do dia 7 de Janeiro, estiveram presentes os alunos de Várzea de Candosa, ou seja, a Turma 26 da EB1 de Tábua.

A história apresentada foi "A Casa do João" (que podes ler na Biblioteca) e a participação dos alunos foi tal, que deu este resultado...



Myebook - Os alunos da Escola de Várzea de Candosa - click here to open my ebook

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Leitura fora de Portas

A Leitura fora de Portas é uma actividade que se realiza na Biblioteca Escolar e na Biblioteca Municipal,em simultâneo, para todos os alunos do 1.º ciclo.

Acontece quatro ou cinco vezes por semana, desde o início do ano lectivo e pretende-se criar / desenvolver nestas crianças o hábito e o gosto pela leitura.
Nas sessões realizadas na Biblioteca Escolar, a história escolhida relaciona-se com um acontecimento, uma comemoração, um escritor ou um tema que esteja em destaque naquele momento, naquele espaço e tudo se interliga.

Estas imagens documentam uma das sessões! Foi um dia especial para estas crianças, pois tratava-se da sua 1.ª visita à Biblioteca do seu Agrupamento e o Sr. Professor até viera munido da respectiva máquina fotográfica!!!