terça-feira, 30 de março de 2010
Outra forma de promover a LEITURA!
A propósito da Semana da Leitura, os alunos da escola de Ocoee Middle School (E.U.A.) gravaram 'Gotta Keep Reading' uma nova versão do I Gotta Feeling, dos Black Eyed Peas, incentivando à LEITURA!
É bom divulgar que ler faz bem.
'bora' ler, pessoal!
Etiquetas:
Todos a ler
sábado, 27 de março de 2010
Empenho de Todos = Sucesso Escolar
A Escola é um espaço muito diversificado do ponto de vista social e cultural, em que as motivações, os interesses e as capacidades de aprendizagem dos alunos são muito diferenciados, por isso tem que organizar e gerir o currículo de modo a que TODOS os alunos possam revelar sucesso e se sintam integrados na comunidade educativa.
Uma das medidas é a constituição de turmas de Percursos Curriculares Alternativos. Aí pretende-se proporcionar aos alunos práticas pré-profissionais, visando a sua preparação para a vida activa, além da aquisição de competências para concluir com sucesso a escolaridade obrigatória. No presente ano, funcionam na EB2 duas turmas PCA: o 5.ºE e o 6.º F.
Os alunos são utilizadores assíduos da Biblioteca Escolar que procura colaborar na realização de actividades curriculares e extra-curriculares e também na divulgação dos seus trabalhos.
As imagens registam alguns desses momentos…
domingo, 14 de março de 2010
Clara Haddad na Semana da Leitura
Clara Haddad é actriz e contadora de histórias profissional. Nasceu na cidade de São Paulo (Brasil) e desde 2005 fixou residência em Portugal. Conta histórias para todos os tipos de públicos (crianças e adultos) sendo, nalgumas ocasiões, acompanhada por música ao vivo. Do seu repertório fazem parte contos tradicionais árabes, brasileiros, portugueses e africanos. Com sentido de humor, leveza e magia Clara Haddad conta histórias que ouviu e aprendeu desde a infância. E já o fez por todo o Brasil e Portugal, Espanha, Venezuela entre outros países.
Clara Haddad honrou-nos com a sua presença durante a Semana da Leitura e deliciou-nos com o mundo sempre maravilhoso das histórias.
Foram momentos de magia, pois o acto de contar histórias é mágico… e nós tivemos a sorte de poder entrar no mundo da magia, de mão dada com a Clara Haddad e ficar a conhecer a Mosca Fosca, o Gato Gui e até a Bruxa Arreganhadentes!
Etiquetas:
Contadora de Histórias
Os Três Desejos
Mais uma vez estão de parabéns as alunas que frequentam a "Hora do Conto" na nossa Biblioteca! No Natal dramatizaram uma adaptação da "Menina dos Fósforos" e agora, aproveitando a Semana da Leitura, apresentaram uma pequenina peça de teatro baseada no conto tradicional "Os Três Desejos". Recordam-se da história do Manel e da Maria que, passando a vida a suspirar por isto e por aquilo, quando lhes foi permitida a realização de três desejos, desorientaram-se nos pedidos e acabaram por ficar sem nada ?! É um conto muito divertido, por causa da gulodice da Maria, da rabujice do Manel e da tão apetecida chouriça!
Para a poder apresentar ao maior número de turmas e simultaneamente não faltar às aulas, o grupo reorganizou-se e o Manel teve três rostos diferentes...
A narradora foi a Beatriz Caseiro, a Maria a Beatriz Costa, o Mago a Carolina Torres e os três "Manéis" foram respectivamente a Débora Cruz, a Daniela Marques e a Beatriz Carvalho.
Etiquetas:
Os Três Desejos
sábado, 6 de março de 2010
Feira do Livro
A Feira do Livro está a decorrer na Biblioteca Escolar da Eb2 desde o dia 1 de Março.
Já a visitaram todas as turmas da Eb2 e muitas do 1.º ciclo e do Pré-Escolar.
É interessante verificar que são os mais pequenos que "arrastam" os pais e os manos mais velhos para ao pé dos livros.
Os tempos livres são passados no meio das histórias e a observar atentamente as ilustrações.
Pois, como diz José jorge Letria no seu livro "LER DOCE LER"
Os livros são a metade dos sonhos que tu tens...
Já a visitaram todas as turmas da Eb2 e muitas do 1.º ciclo e do Pré-Escolar.
É interessante verificar que são os mais pequenos que "arrastam" os pais e os manos mais velhos para ao pé dos livros.
Os tempos livres são passados no meio das histórias e a observar atentamente as ilustrações.
Pois, como diz José jorge Letria no seu livro "LER DOCE LER"
Os livros são a metade dos sonhos que tu tens...
Etiquetas:
feira do livro
Semana da Leitura
A Biblioteca Escolar programou várias actividades para assinalar a Semana da Leitura, ou melhor, a QUINZENA da LEITURA,visto que aquelas decorrem entre os dias 1 e 12 de Março.
Programa Semana Leitura Blog
Programa Semana Leitura Blog
Etiquetas:
Semana da Leitura - Programa
quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010
Cooperação
O Plano Anual de Actividades das Bibliotecas Escolares contempla no DOMÍNIO A – APOIO AO DESENVOLVIMENTO CURRICULAR, a articulação curricular com as estruturas pedagógicas e docentes e prevê a cooperação com a Equipa de Ensino Especial e Apoios Educativos. Assim, a Biblioteca Escolar procura trabalhar em parceria com os docentes e não docentes responsáveis pelo acompanhamento específico de alguns alunos que frequentam a EB1 e a EB2 de Tábua.
O aluno que habitualmente realiza actividades na Biblioteca Escolar é o nosso amigo João Pedro Santos, n.º 15, do 6.º A. Sempre bem-disposto e com um sorriso simpático tem uma paixão da qual faz alarde por toda a escola: o seu clube de eleição, o BENFICA !
Por que hoje o João Pedro faz anos, queremos felicitá-lo e fazer-lhe esta surpresa: apresentar aqui algumas imagens sobre o seu trabalho.
PARABÉNS, JOÃO PEDRO!
Etiquetas:
cooperação
sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010
50 autores mais influentes do século XX
Informação disponibilizada na Lista de distribuição RBE, pelo Sr. Professor Bibliotecário do Agrupamento de Escolas de Porto de Mós e um bem-haja pela partilha!
autoresinfluentes
autoresinfluentes
Etiquetas:
literatura
segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010
A Biblioteca Escolar e a web 2.0
No passado dia 9 teve lugar, na Escola Secundária da Mealhada, um Encontro de Professores Bibliotecários. As duas sessões, deveras enriquecedoras e interessantes, foram dinamizadas, respectivamente, pela Dr.ª Helena Duque,sobre questões inerentes ao Modelo de Auto-Avaliação das Bibliotecas Escolares e pelo Dr. Carlos Pinheiro sobre: como a BE pode melhorar os seus serviços e a formação dos utilizadores, através da Web 2.0.
Veja-se o Power Point gentilmente cedido pelo autor.
Veja-se o Power Point gentilmente cedido pelo autor.
A Biblioteca Escolar e a Web 2.0
View more presentations from Carlos Pinheiro.
Etiquetas:
Encontro de PB
sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010
O CARNAVAL ou "A Arte dos Disfarces"
Desde quando nos mascaramos?
O Carnaval, as festas populares, os grandes bailes nas cortes, as peças de teatro ... comprovam que o homem sempre teve, e ainda tem, a necessidade de se mascarar e de se transformar, de adoptar outra identidade ou de reviver as suas tradições.
Actualmente, os disfarces são utilizados em determinadas celebrações, como o Carnaval, o Halloween e outras festas especiais. Embora o Carnaval seja festejado em muitos países por todo o mundo, os mais espectaculares e conhecidos são os realizados em Veneza (Itália) e no Rio de Janeiro (Brasil).
Nestas festas podemos adoptar qualquer disfarce, pois o mais importante é dar asas à imaginação e passar um bocado bem divertido!
No nosso Agrupamento, também os mais pequenitos e respectivos acompanhantes ( docentes e não docentes) muito bem mascarados, se divertiram enquanto desfilavam pelas ruas da vila, na tarde de 6.ª feira de Carnaval ... e nem o frio arrefeceu a boa disposição dos participantes e dos espectadores !!!
Etiquetas:
Carnaval
domingo, 7 de fevereiro de 2010
A Menina do Mar

Nestas últimas semanas, uma Menina com um palmo de altura, cabelos verdes, olhos roxos e um vestido feito de algas encarnadas foi a companheira preferida dos alunos mais jovens deste Agrupamento. Porquê? Porque, quer nas aulas de Língua Portuguesa dedicadas à Leitura Orientada, quer na Biblioteca Escolar, nas sessões da Leitura Fora de Portas, os alunos do 5.º ano e os do 1.º ciclo leram ou ouviram ler a história (de Sophia de Mello Breyner Andersen) sobre a tal menina, A Menina do Mar, que gostava de dançar e que tinha como amigos um polvo, um caranguejo e um peixe e a quem a Grande Raia queria impedir de ser feliz!
Na Biblioteca, a exposição e a projecção de imagens sobre o fundo do mar onde há florestas de algas, jardins de anémonas, prados de conchas, onde há flores que parecem animais e animais que parecem flores ajudaram a recriar o ambiente da história…
Etiquetas:
A Menina do Mar
sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010
Leitura fora de Portas
A Leitura fora de Portas é uma actividade que se realiza na Biblioteca Escolar e na Biblioteca Municipal,em simultâneo, para todos os alunos do 1.º ciclo.
Acontece quatro ou cinco vezes por semana, desde o início do ano lectivo e pretende-se criar / desenvolver nestas crianças o hábito e o gosto pela leitura.
Nas sessões realizadas na Biblioteca Escolar, a história escolhida relaciona-se com um acontecimento, uma comemoração, um escritor ou um tema que esteja em destaque naquele momento, naquele espaço e tudo se interliga.
Estas imagens documentam uma das sessões! Foi um dia especial para estas crianças, pois tratava-se da sua 1.ª visita à Biblioteca do seu Agrupamento e o Sr. Professor até viera munido da respectiva máquina fotográfica!!!
Etiquetas:
Leitura fora de Portas
sábado, 16 de janeiro de 2010
Dia da Alfabetização

A propósito do DIA DA ALFABETIZAÇÃO (8 de Janeiro), nas sessões da Leitura Fora de Portas, os mais pequenitos, muito entusiasmados, ficaram a conhecer "O Sonho de Evaristo" (da colecção Contos Sonhados em Português).
O famoso pescador Evaristo tinha um desgosto: nunca aprendera a ler nem a escrever. Só sabia contar para poder vender o peixe no mercado...
Um dia, ao vir da escola, Alípio sentiu o pai triste como nunca o vira antes. Era o dia dos seus cinquenta anos. Alípio tirou do bolso um pequeno caderno amachucado e um lápis amarelo com um laço vermelho e disse-lhe baixinho:
TOMA, PAI. É A TUA PRENDA.
VAMOS À PRIMEIRA AULA.
VAMOS ESCREVER O TEU NOME.
VAMOS ESCREVER O TEU NOME.
Etiquetas:
Dia da Alfabetização
terça-feira, 12 de janeiro de 2010
A PAZ sentida pelos mais novos
A Paz foi o tema das actividades da Biblioteca, na 1.ª semana de aulas deste período lectivo.
A PAZ é…
Pertencer a um grupo de amigos.
Estar numa sala de aula sossegada.
Ver uma família unida.
Ter carinho pelas pessoas.
Ajudar os outros.
Olhar para as estrelas.
Ver os desenhos nas nuvens.
Olhar para o mar.
Brincar com a neve.
Acordar com os passarinhos a cantar.
Estar em casa com a lareira acesa.
Falar com os amigos sem discussão.
Ouvir a música preferida.
Acordar com o beijinho da mãe.
Brincar com o meu cão.
Ler um livro em sossego.
O texto foi elaborado por:
Beatriz Fernandes, 5.ºA
David Bernardo Varela e Tiago Fonseca , 6.º D
e as ilustrações pelos alunos da EB1 de Pinheiro de Côja!
Etiquetas:
A Paz
sexta-feira, 1 de janeiro de 2010
1 de Janeiro - O DIA MUNDIAL DA PAZ
Paz ...
A Paz começa
Com a boa vontade…
A Paz começa com a disposição
Para o amor sem preconceitos.
A Paz começa
Com a solidariedade sincera.
A Paz começa
Com um sorriso.
Desde o início do século passado que se atribui o prémio Nobel às pessoas que mais se distinguiram na área da Química, da Física, da Medicina, da Literatura e da Paz Mundial . O primeiro Nobel da Paz foi concedido em 1901 e dividido entre duas pessoas, o suíço Henri Dunant, que fundou a Cruz Vermelha, e o francês Frédéric Passy, criador da Sociedade Francesa para a Paz. Também Ramos Horta e D. Ximenes Belo receberam o Prémio Nobel da Paz , em 1996, pelo seu trabalho em Timor-Leste e em 2009 recebeu-o Barack Hobama, o Presidente dos Estados Unidos da América.
Etiquetas:
A Paz
segunda-feira, 28 de dezembro de 2009
BEM VINDO 2010 !
A BIBLIOTECA ESCOLAR deseja a toda a comunidade educativa que o Novo Ano seja portador dos maiores sucessos a nível pessoal e profissional!
E lembremo-nos que:
"Jamais haverá ano novo, se continuarmos a copiar os erros dos anos velhos".
Luís de Camões
Etiquetas:
Votos de Bom Ano
domingo, 20 de dezembro de 2009
É NATAL!
A Biblioteca Escolar (EB2) do Agrupamento de Escolas de Tábua associou-se à data que tanto encanta pequenos e graúdos e esteve em festa.
O espaço foi decorado com trabalhos dos alunos, alusivos à data, não só realizados nas aulas de diferentes disciplinas, mas também nos momentos de lazer, dedicados à escrita criativa, na Biblioteca.
Vamos tentar que o Natal seja todos os dias, que os espaços tenham ar de festa, que os gestos sejam de amor, que se pense um pouco mais nos outros, pois como diz a canção de Paulo de Carvalho: "Natal é quando o Homem quiser".
Etiquetas:
Natal na Biblioteca
sexta-feira, 18 de dezembro de 2009
A Menina dos Fósforos
As alunas do 6.º D, que ao longo do período, contribuíram para o êxito da Hora do Conto,na Biblioteca, dramatizaram, de uma forma simples mas com muito brio, uma versão adaptada da “Menina dos Fósforos” de Hans C. Andersen e apresentaram a peça a vários grupos de alunos. Foram momentos de encantar…
Etiquetas:
a Menina dos Fósforos
quarta-feira, 16 de dezembro de 2009
O novo BLOG da BE
Este é o novo BLOG da Biblioteca Escolar (EB2) do Agrupamento de Escolas de Tábua.
A Equipa, que o elabora, aposta na qualidade, na simplicidade, na partilha e na melhor forma de servir os (jovens) utilizadores, no mundo da informação, dos livros, das leituras, enfim, no vasto mundo do conhecimento.
Bem-haja pela visita...
A Equipa, que o elabora, aposta na qualidade, na simplicidade, na partilha e na melhor forma de servir os (jovens) utilizadores, no mundo da informação, dos livros, das leituras, enfim, no vasto mundo do conhecimento.
Bem-haja pela visita...
Etiquetas:
Apresentação do novo Blog da Biblioteca
Subscrever:
Mensagens (Atom)

