domingo, 14 de novembro de 2010

Magusto


Todos sabemos que no S.Martinho o convívio tem o nome de Magusto: assar e comer castanhas, rir, brincar e...arreliar os distraídos! Mas sabias que a castanha foi o principal alimento dos portugueses até ao séc. XVI, e em algumas regiões de Portugal até ao sé. XVIII? Dela se fazia o sustento essencial: o caldo,o puré e o pão. O pão, pois! Na mesa do pobre nunca faltava o pãozinho de castanhas.

No nosso Agrupamento realizaram-se diferentes magustos e em todos reinou a alegria.

Por exemplo, na Escola Margarita Fierro,em Midões, houve:
"Histórias à Volta das Castanhas"
Com o Professor David à viola, Isabel Matos e Augusto fizeram um pregão! Um pregão alusivo às castanhas, ao S. Martinho, e, era uma vez... Os alunos transitavam surpreendidos, nunca tinham visto nada assim! Depois, também, se deliciaram com as castanhas que se encontravam num grande PANELÃO.

E a propósito de histórias, que tal clicares para ler Era uma vez ... o S. Martinho, ou a História da Maria Castanha ...

domingo, 7 de novembro de 2010

domingo, 31 de outubro de 2010

O Dia das Bruxas

O Dia das Bruxas, ou Hallowen, surgiu há mais de 2.000 anos, a partir da comemoração do Ano-Novo e o fim do verão pelo povo celta (que viveu onde hoje é Inglaterra, Escócia e Irlanda). A festa era chamada de Samhain. Começava no dia 31 de Outubro e terminava dia 2 de Novembro, quando é celebrado o Dia de Finados. Acreditava-se que nesses dias os espíritos e fantasmas voltavam para a Terra.
No século passado, muitos povos transformaram o medo que têm das criaturas de outro mundo em brincadeira. Em vários países de língua inglesa, como Estados Unidos, Canadá, Irlanda e Inglaterra, crianças e adultos fazem da noite do dia 31 de Outubro uma grande festa.
Aos poucos e poucos, Portugal foi começando a comemorar o Halloween.No nosso Agrupamento, os alunos do 2.º ciclo, do nosso Agrupamento, estão a participar com entusiasmo nas actividades propostas...
Deve destacar-se a exposição e concurso de BRUXAS construídas a partir de material reciclado, a apresentação de histórias protagonizadas por “simpáticas” bruxas e fantasmas e a construção de acrósticos.

sábado, 23 de outubro de 2010

Dia da Biblioteca Escolar


Diversidade Desafio Mudança, Tudo Isto na Biblioteca Escolar é o tema que dá o mote para o Dia da Biblioteca Escolar, celebrado no dia 25 de Outubro, por resolução da Rede de Bibliotecas Escolares, de acordo com os objectivos delineados pela International Association of School Librarianship (Associação Internacional de Bibliotecas Escolares).

A iniciativa visa celebrar a importância das bibliotecas escolares, bem como promover a realização de actividades temáticas nas escolas de todos os níveis de ensino.

Na nossa biblioteca vão decorrer, ao longo da semana, actividades diversas dedicadas a "Autores de outros tempos" e ao "Livro". Vem participar!

"O livro traz a vantagem de a gente poder estar só e ao mesmo tempo acompanhado.”
Mário Quintana

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

O LIVRO

Mais uma vez o destaque é para o livro...


Tipos de livros

Livros que leste.
Livros que não leste.
Livros que não podes deixar de ler.
Livros que podes deixar de ler.
Livros já lidos sem sequer ser preciso abri-los.
Livros que, se tu tivesses mais vidas para viver, certamente também os lerias.
Livros demasiado caros que esperas poder comprar em saldos.
Livros que podes pedir a alguém que tos empreste.
Livros que todos leram, portanto é quase como se tu os tivesses lido também.
Livros que há tanto tempo planeias ler.
Livros que queres possuir para os teres à mão em todas as circunstâncias.
Livros que poderias pôr de lado para leres talvez este Verão.
Livros que fariam muito jeito para equilibrar a perna do sofá.
Livros que te inspiram uma curiosidade repentina, frenética e não justificável.
Livros lidos há tanto tempo que seria hora de os releres.
Livros que fazes de conta que leste e que seria hora de te decidires a lê-los de facto.

Italo Calvino

sábado, 16 de outubro de 2010

Dia Mundial da Alimentação 2010

O Dia Mundial da Alimentação, hoje comemorado, tem como tema “O Direito à Alimentação e a Luta Contra a Fome”.

A data de 16 de Outubro, que celebra a criação da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO), em 1945, uma organização cujo objectivo principal é elevar os níveis de nutrição e desenvolvimento rural, foi festejada pela primeira vez em 1981.

Na Biblioteca Escolar têm decorrido (e continuarão a decorrer) actividades, umas mais lúdicas que outras, mas todas ajudando a reflectir sobre questões tão importantes como: a alimentação saudável, a obesidade, a fome, o desperdício...

Algumas turmas já se deslocaram à Biblioteca e outras fá-lo-ão nos próximos dias e através de jogos, visionamento de filmes, leitura de histórias, escrita criativa e canções, a mensagem sobre como melhorar a nossa vida e a dos outros vai passando.

Eis algumas dicas tão simples quanto importantes acompanhadas de imagens tão artísticas quanto divertidas:

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Ler + para vencer

O projecto Ler+ para vencer consiste na oferta de um livro a cada aluno que ingressa no 1º ano e no 5º ano de escolaridade. O Ministério da Educação e o Plano Nacional de Leitura assinalam o início do ano lectivo de 2010/11 com a oferta de um livro, associando o gosto pela leitura à entrada no novo ciclo de escolaridade. Ao longo desta semana, os alunos do 1.º Ano receberam finalmente os seus livros oferecidos pelo PNL, uma vez que foi necessário esperar pela 2.ª remessa. Cada uma das turmas deslocou-se à Biblioteca Escolar e aí, após a apresentação muito breve do espaço, os alunos ouviram a história Biscoito de cão.


Da autoria de Helen Cooper, esta história simples e com ilustrações fantásticas, da Colecção Borboletras e editada pela Caminho, conta o que aconteceu a uma menina que, cheia de fome,comeu um biscoito de cão… Será que isto poderia transformá-la num cão?!
Foi o que os alunos quiseram descobrir ouvindo a história com muita atenção.

E chegara o momento …

Cada um tirou à sorte um papelinho numerado e depois … ora, depois foi a surpresa, foi a festa, foi a alegria de receber um livro!




terça-feira, 5 de outubro de 2010

Faz hoje cem anos ...

A propósito da data que hoje se comemora,apreciemos este excelente trabalho:




" Já passaram 100 anos depois dessa data tão importante para a nossa História recente que é o 5 de Outubro de 1910 em que foi dado fim à Monarquia e se deu a implantação da República.
(...)
São muitas as perguntas que nos vêm à boca quando falamos do 5 de Outubro de 1910, do que esteve para trás e do que veio para a frente dessa data.


Queres testar os teus conhecimentos? Clica nas palavras em destaque e realiza as actividades propostas.


Não deixes de visitar o site

domingo, 3 de outubro de 2010

O Dia Mundial da Música

A música é o tipo de arte mais perfeita: nunca revela o seu último segredo.
Oscar Wilde

No Dia 1 de Outubro, a MÚSICA foi a convidada de honra na nossa Biblioteca:

  • a exposição de diversos instrumentos musicais e de livros sobre música e músicos foi apreciada por alunos do 1.º e 2.º ciclo, de forma espontânea ou em actividade lectiva.

  • momentos musicais muito alegres e ternurentos foram-nos proporcionados por uma dupla , mãe e filha apaixonadas pela música, respectivamente a D. Margarida (da Equipa da BE) e a Ângela do 4.º ano.

  • quem pôde ... ainda assistiu ao filme Pedro e o Lobo baseado na obra de Prokofiev, com narração de Eunice Muñoz.

Vamos ver as imagens...




domingo, 26 de setembro de 2010

Os alunos do 5.º ano na BIBLIOTECA

Na semana de 20 a 24 de Setembro, a equipa da biblioteca realizou diferentes sessões para os alunos das turmas do 5.º ano, que, acompanhados da sua Professora de Língua Portuguesa, se aperceberam do modo como esta funciona e como podem aproveitar os seus recursos.

Empenhados no pedypaper deram bom uso à informação recebida...

Ao finalizar a visita, e reforçando a máxima do PNL a propósito do LER+ para vencer, os alunos receberam os livros enviados como oferta para este nível de ensino.

Os cerca de cem "obrigados" são daqui enviados aos responsáveis por esta iniciativa.

Sem dúvida que o interesse e a boa disposição estiveram sempre presentes e a comprová-lo aí estão as fotos do arquivo.


domingo, 12 de setembro de 2010

Regresso às Aulas

Mais um Ano Lectivo vai começar!

O primeiro dia de aulas foi e há-de ser sempre marcado por aquela excitação agradável de rever os amigos e encontrer caras novas, ver como será o novo horário, conhecer os novos professores,folhear os novos manuais e até relembrar as velhas regras de sala de aula...

A Biblioteca Escolar cá está para te dar as boas vindas e recordar-te que a Equipa que aí trabalha está sempre disponível para te apoiar!

Um bom ano para todos e para começarmos bem,
vamos ouvir algumas recomendações transmitidas de uma forma... diferente!



sábado, 19 de junho de 2010

O Adeus a Saramago



No dia em que nos despedimos de José Saramago, autor de A Maior Flor do Mundo, que certamente já leste, fica este pequeno filme lembrando a linda história de um Menino que tudo fez para salvar ... uma flor.

Daqui a uns anos, terás oportunidade de conhecer outras obras deste escritor que, apesar das dificuldades nunca desistiu de LER, de APRENDER, de SABER e de se tornar um grande ESCRITOR.
Tão importante é a sua obra que até ganhou o prémio Nobel da Literatura !





A Maior Flor do Mundo from Fundação Jose Saramago on Vimeo.

segunda-feira, 14 de junho de 2010

III Tábua de Leituras


No dia 9 de Junho, a turma 25, do 4.º ano, da EB1 de Tábua, foi à Biblioteca Municipal para fazer actividades e ver um teatro, a propósito do Tábua de Leituras III.
Quando chegámos, formámos dois grupos: um grupo foi fazer o Taumatrópio e o outro grupo foi para um espaço ler livros à escolha. Depois trocámos de actividade. Todos gostámos muito sobretudo a brincadeira com o peixe, que, ao rodar, parecia que estava dentro do aquário do Taumatrópio.
Depois, fomos para o espaço das Adivinhas, onde cada um contou uma adivinha para os outros adivinharem.
Ainda havia actividades na sala infanto-juvenil, mas nós não chegámos a visitar.
Noutro espaço, onde antigamente foi a cela de João Brandão, havia livros sem texto, só com imagens e nós tínhamos de inventar a história. Foi divertido!
De seguida, fomos para a sala da entrada ver leituras dramatizadas, pelos alunos do 7.º ano: a História breve da Lua e A Estrela.
Algumas alunas do 6.º ano também leram alguns poemas. Gostámos muito do poema Brincadeira, em que o Sr. Doutor cura a doente preferida com um beijinho.

Foi a festa da LEITURA!

Trabalho realizado por:
Francisca Eliseu e Beatriz Bento, do 4.º ano, turma n.º 25,
na Biblioteca Escolar - EB2



quinta-feira, 10 de junho de 2010

10 de Junho- Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas


A comemoração de 10 de Junho nasceu com a República, quando Lisboa escolheu a data para feriado municipal, em honra de Camões. Camões representava o génio da pátria, representava Portugal na sua dimensão mais esplendorosa e mais genial.

O Dia de Camões só começou a ser festejado a nível nacional com o Estado Novo, um regime instituído em Portugal, em 1933, sob a presidência de António de Oliveira Salazar.

O Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas é pois um tributo à data do falecimento de Luís Vaz de Camões em 1580, é utilizada para relembrar os feitos passados do povo lusitano e também os milhões de Portugueses que vivem fora do seu país natal.

O documentário que se segue está a ser visto no Pavilhão de Portugal, em Xangai e é uma homenagem a todos nós que somos um bocadinho de Portugal.


sábado, 5 de junho de 2010

A Festa do Dia da Criança

O Dia da Criança foi devidamente comemorado no Agrupamento. As actividades realizadas, mais lúdicas ou mais didácticas, mais ruidosas ou mais introspectivas, foram um sucesso!
Na Biblioteca, a projecção de filmes e de diapositivos, sessões de leitura e escrita e oferta de marcadores foram ocorrendo ao longo do dia, consoante a visita dos utilizadores...

Nas salas de EVT, os ateliês temáticos sobre "texturas", "origami" e " impressão" acolheram as turmas do 2.º ciclo e a produção de trabalhos revela bem a motivação dos participantes.

Por outro lado, todos os alunos do 1.º ciclo viveram um dia intenso, no Pavilhão Multiusos, com muitos jogos, acrobacias nos insufláveis e uns (convenientes) momentos de pausa para as pinturas de rosto!

Aqui fica a reportagem ...


segunda-feira, 31 de maio de 2010

Dia da Criança

Sabes como surgiu a ideia de se comemorar o Dia da Criança?

Então lê este pequeno texto de Luísa Ducla Soares, retirado de O LIVRO DAS DATAS:

Foi a seguir à II Guerra Mundial, em 1950, que surgiu o Dia da Criança. Muitos meninos tinham perdido os pais, viviam na miséria e tinham de trabalhar em vez de irem para a escola. As Nações Unidas, alguns anos mais tarde, vieram a aprovar os Direitos da Criança, que infelizmente, não protegem ainda todas as crianças do mundo.

Hoje é dia da Criança,
tu brincas, cantas, sorris.
Um dia, cada criança
Como tu será feliz.

A Biblioteca Escolar também se associa à festa, aparece e participa ...

Para já, que tal este delicioso presente?


quinta-feira, 20 de maio de 2010

A Terra, um Planeta de Água


20 de Maio

o Dia Europeu do Mar

A Vida na Terra só foi possível por existir o Mar.

A vida surgiu no mar, há cerca de 3 800 milhões de anos!!!

O Mar contém 97% da água do nosso planeta e a nossa sobrevivência depende dele.

Foi este Mar que desde sempre inspirou poetas, pintores, músicos, cientistas e exploradores. Chegou agora tua vez de te deixares fascinar por ele ...

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Os LIVROS ... pela turma 13

A turma 13, com alunos do segundo e terceiro anos, da Escola Básica 1 de Tábua participa no “Projecto do Senhor B”, em parceria com a Biblioteca Municipal de Tábua.
Este projecto visa promover a leitura através da Internet, como plataforma de gestão e difusão das actividades realizadas nesse âmbito.
À turma, que é membro do Clube, foi atribuído o nome de os " CEGONHA E A RAPOSA” e ao longo do ano foi participando, on-line, em Leituras partilhadas, Concursos, Acrósticos, histórias num minuto…

Todos nós participámos entusiasmadamente nas actividades propostas pelo SENHOR B, construindo acrósticos, histórias, quer em grupo, quer individualmente, depois ilustrámos as histórias. Através de uma votação democrática elegemos quais os trabalhos que iremos enviar para o Clube do Senhor B.

Eis o que os "CEGONHA E A RAPOSA pensam sobre dos LIVROS:



sábado, 1 de maio de 2010

MÃE


Uma homenagem a todas as mães ...

terça-feira, 27 de abril de 2010

Concurso Nacional de Leitura


Este concurso pretende estimular a prática da leitura entre alunos do 3.º ciclo e do ensino secundário e é promovido pelo Plano Nacional de Leitura, em articulação com a RTP, a DGLB e a Rede de Bibliotecas Escolares.

3 alunos do 3.º ciclo e outros 3 do ensino secundário do Agrupamento de Escolas de Tábua foram seleccionados entre os 134 participantes, numa 1.ª fase, a nível de escola.

Na 2.ª fase, na distrital de Coimbra, a Inês Pinto do 7.º ano e a Sara Neves do 10.º ano (irmã dos músicos da postagem anterior!) conseguiram dois dos quatro lugares de apuramento para a final nacional, que irá decorrer em Lisboa, nos finais de Maio, por isso estão de PARABÉNS!

À Inês e à Sara desejamos a obtenção de resultados gratificantes e que esta experiência enriquecedora sedimente o gosto pela leitura.