segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

14 de Fevereiro - S. Valentim







Mais uma vez na nossa escola, a comemoração do S. Valentim fez estremecer o coração de uns e corar o rosto de outros, com a distribuição do "Correio Sentimental".

Na Biblioteca, as histórias lidas e as mensagens produzidas pelos alunos também relembraram a importância dos AFECTOS, a importância de dizermos ao(s) outro(s) o quanto o(s) apreciamos...

Uma das histórias lidas foi uma história de amor e de música, a de Serrote e Raspadinha de Francisco Alegre Duarte.

domingo, 30 de janeiro de 2011

A Alfabetização e a Leitura Fora de Portas








A propósito do Dia da Alfabetização (8 de Janeiro), nas sessões da LEITURA FORA DE PORTAS os alunos aprenderam uma nova palavra.

Essa mesmo AL-FA-BE-TI-ZA-ÇÃO!

Pelo significado descobriram a importância de conhecer o alfabeto e de saber ler... e concluíram ainda que, muito mais importante, é:

ter a capacidade de interpretar, de compreender, de criticar e... de produzir conhecimento!


Ficaram a conhecer a história d' O Sonho de Evaristo de César Madureira e estes foram alguns dos trabalhos realizados.


Aqui fica o registo de uma das sessões, com os alunos de Pinheiro de Côja, graças à colaboração do docente titular da turma, Professor Luís Bidarra.

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Concurso - TÁBUA A LER+



Pela primeira vez os alunos do 3.º, 4.º, 5.º e 6.º anos ( 1.º e 2.º ciclos) do concelho de Tábua vão poder participar num concurso de leitura, à semelhança do que se realiza a nível nacional para o 3.º ciclo e ensino secundário.
Organizado pela Rede de Bibliotecas de Tábua (RBTb) este evento procura essencialmente promover o gosto pela leitura e o contacto com os livros.
O Concurso Tábua a ler + decorrerá em duas fases diferentes, com a prestação de provas sobre as obras lidas previamente :
- a 1.ª a realizar nas Bibliotecas Escolares (Março),
- a 2.ª na Biblioteca Municipal (Junho).

Lê o Regulamento e outra informação útil na tua Biblioteca ou na janela do lado esquerdo, com o título INFORMA-TE SOBRE o CONCURSO!.

Inscreve-te junto do teu professor de LP e vem participar!

sábado, 8 de janeiro de 2011

Leitura fora de Portas

Este é mais um ano lectivo em que a Biblioteca Escolar da EB2 e a Biblioteca Municipal João Brandão proporcionam aos alunos do 1.º ciclo, várias vezes por semana, actividades em que a leitura, as histórias, a criatividade e também a expressão plástica, pautadas pela boa disposição, concretizam a LEITURA FORA DE PORTAS.

É uma das boas apostas da Rede de Bibliotecas de Tábua para promover A LEITURA, o poderoso passaporte para o conhecimento e a principal chave da aprendizagem.

Na sessão do dia 7 de Janeiro, estiveram presentes os alunos de Várzea de Candosa, ou seja, a Turma 26 da EB1 de Tábua.

A história apresentada foi "A Casa do João" (que podes ler na Biblioteca) e a participação dos alunos foi tal, que deu este resultado...



Myebook - Os alunos da Escola de Várzea de Candosa - click here to open my ebook

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

O Natal na Biblioteca

Na nossa Biblioteca Escolar, o Natal foi festejado de diferentes formas: com exposições de trabalhos dos alunos, momentos de escrita criativa e de leituras, jogos e até... "habilidades" musicais!

E como no Natal, os brinquedos têm um gosto especial, aqui fica este para recordares esses momentos...



quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

É Natal!




Que o verdadeiro espírito natalício, como referiu a Sara no seu Acróstico, encha todos os corações!
E como prenda, podes ler na Biblioteca "A História de uma Prenda".

sábado, 11 de dezembro de 2010

Élcio Di Trento, os Livros e as Histórias

Élcio Di Trento, através da DGLB e da Biblioteca Municipal de Tábua visitou a nossa Biblioteca e nas três sessões que realizou para os alunos do 6.º ano, proporcionou uma verdadeira festa de LIVROS e de HISTÓRIAS, encantando os mais e os menos jovens ...

Este magnífico contador de histórias e também formador consegue promover o diálogo entre os ouvintes e a história. A narrativa, a voz e os gestos e a ilustração provocam e convidam a mergulhar no mundo do fantástico, no universo dos livros!

Como diz Élcio Di Trento:
Qual é o objetivo primordial ao contar uma história, se não o de levar o ouvinte a revisitar a história no livro e ali reviver experiências, e encontrar caminhos que o leve a novas aventuras!?

Contar histórias é voltar no tempo, é ir à frente no tempo, é esquecer-se do tempo!



quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

10 de Dezembro - Dia dos Direitos Humanos


Adoptada pela Assembleia Geral da ONU a 10 de Dezembro de 1948, no período pós-guerra, a Declaração Universal dos Direitos do Homem foi proclamada como ideal comum a atingir por todos os povos. Pretende-se que todos os indivíduos e todos os órgãos da sociedade se esforcem, pelo ensino e pela educação, por desenvolver o respeito dos direitos e liberdades e por promover o seu reconhecimento e a sua aplicação universais.

A Declaração é constituída por 30 artigos, sendo a redacção do 1º a seguinte:

Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade.
Os restantes artigos podes lê-los, clicando na expressão sublinhada.

terça-feira, 30 de novembro de 2010

O 1.º de Dezembro de 1640

Quando em 1578, sob o comando do rei D. Sebastião, Portugal foi derrotado na batalha de Alcacer Quibir, ficou sem rei ou sucessor ao trono. Durante dois anos o trono foi ainda ocupado pelo Cardeal-Rei D. Henrique, mas os direitos de Filipe-II de Castela (o monarca Habsburgo era primo de D. Sebastião e portanto neto de D. João III) por um lado e o seu dinheiro por outro, levaram a que grande parte da nobreza portuguesa aceitasse o domínio de um rei estrangeiro.
No dia 1 de Dezembro de 1640, termina o período de 60 anos em que o Reino de Portugal, foi governado pela dinastia Filipina, por todos os monarcas se chamarem Filipe.

Ao despontar do dia 1 de Dezembro de 1640, o que deve ter acontecido por volta das 07:00 horas entram no palácio real cerca de 40 nobres portugueses, conhecidos pelos «conjurados», que rapidamente controlam a guarda. Procuram o secretário de estado Miguel de Vasconcelos cuja morte tinha sido inicialmente determinada. Executam-no, e obrigam pela força a duquesa de Mântua a ordenar a rendição das forças castelhanas no castelo de São Jorge e nas fortalezas que defendem o rio Tejo, a torre de Almada e a torre de Belém.

Só por volta das 10:00 horas da manhã é que o povo de Lisboa tem conhecimento do sucedido, já o duque de Bragança é Rei de Portugal.

O duque de Bragança só chega a Lisboa no dia 6 de Dezembro para ser aclamado rei. Nas duas semanas que se seguem, todo o país, nobres e municípios, se declara por
D. João IV, sem que seja disparado um único tiro.

domingo, 14 de novembro de 2010

Magusto


Todos sabemos que no S.Martinho o convívio tem o nome de Magusto: assar e comer castanhas, rir, brincar e...arreliar os distraídos! Mas sabias que a castanha foi o principal alimento dos portugueses até ao séc. XVI, e em algumas regiões de Portugal até ao sé. XVIII? Dela se fazia o sustento essencial: o caldo,o puré e o pão. O pão, pois! Na mesa do pobre nunca faltava o pãozinho de castanhas.

No nosso Agrupamento realizaram-se diferentes magustos e em todos reinou a alegria.

Por exemplo, na Escola Margarita Fierro,em Midões, houve:
"Histórias à Volta das Castanhas"
Com o Professor David à viola, Isabel Matos e Augusto fizeram um pregão! Um pregão alusivo às castanhas, ao S. Martinho, e, era uma vez... Os alunos transitavam surpreendidos, nunca tinham visto nada assim! Depois, também, se deliciaram com as castanhas que se encontravam num grande PANELÃO.

E a propósito de histórias, que tal clicares para ler Era uma vez ... o S. Martinho, ou a História da Maria Castanha ...

domingo, 7 de novembro de 2010

domingo, 31 de outubro de 2010

O Dia das Bruxas

O Dia das Bruxas, ou Hallowen, surgiu há mais de 2.000 anos, a partir da comemoração do Ano-Novo e o fim do verão pelo povo celta (que viveu onde hoje é Inglaterra, Escócia e Irlanda). A festa era chamada de Samhain. Começava no dia 31 de Outubro e terminava dia 2 de Novembro, quando é celebrado o Dia de Finados. Acreditava-se que nesses dias os espíritos e fantasmas voltavam para a Terra.
No século passado, muitos povos transformaram o medo que têm das criaturas de outro mundo em brincadeira. Em vários países de língua inglesa, como Estados Unidos, Canadá, Irlanda e Inglaterra, crianças e adultos fazem da noite do dia 31 de Outubro uma grande festa.
Aos poucos e poucos, Portugal foi começando a comemorar o Halloween.No nosso Agrupamento, os alunos do 2.º ciclo, do nosso Agrupamento, estão a participar com entusiasmo nas actividades propostas...
Deve destacar-se a exposição e concurso de BRUXAS construídas a partir de material reciclado, a apresentação de histórias protagonizadas por “simpáticas” bruxas e fantasmas e a construção de acrósticos.

sábado, 23 de outubro de 2010

Dia da Biblioteca Escolar


Diversidade Desafio Mudança, Tudo Isto na Biblioteca Escolar é o tema que dá o mote para o Dia da Biblioteca Escolar, celebrado no dia 25 de Outubro, por resolução da Rede de Bibliotecas Escolares, de acordo com os objectivos delineados pela International Association of School Librarianship (Associação Internacional de Bibliotecas Escolares).

A iniciativa visa celebrar a importância das bibliotecas escolares, bem como promover a realização de actividades temáticas nas escolas de todos os níveis de ensino.

Na nossa biblioteca vão decorrer, ao longo da semana, actividades diversas dedicadas a "Autores de outros tempos" e ao "Livro". Vem participar!

"O livro traz a vantagem de a gente poder estar só e ao mesmo tempo acompanhado.”
Mário Quintana

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

O LIVRO

Mais uma vez o destaque é para o livro...


Tipos de livros

Livros que leste.
Livros que não leste.
Livros que não podes deixar de ler.
Livros que podes deixar de ler.
Livros já lidos sem sequer ser preciso abri-los.
Livros que, se tu tivesses mais vidas para viver, certamente também os lerias.
Livros demasiado caros que esperas poder comprar em saldos.
Livros que podes pedir a alguém que tos empreste.
Livros que todos leram, portanto é quase como se tu os tivesses lido também.
Livros que há tanto tempo planeias ler.
Livros que queres possuir para os teres à mão em todas as circunstâncias.
Livros que poderias pôr de lado para leres talvez este Verão.
Livros que fariam muito jeito para equilibrar a perna do sofá.
Livros que te inspiram uma curiosidade repentina, frenética e não justificável.
Livros lidos há tanto tempo que seria hora de os releres.
Livros que fazes de conta que leste e que seria hora de te decidires a lê-los de facto.

Italo Calvino

sábado, 16 de outubro de 2010

Dia Mundial da Alimentação 2010

O Dia Mundial da Alimentação, hoje comemorado, tem como tema “O Direito à Alimentação e a Luta Contra a Fome”.

A data de 16 de Outubro, que celebra a criação da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO), em 1945, uma organização cujo objectivo principal é elevar os níveis de nutrição e desenvolvimento rural, foi festejada pela primeira vez em 1981.

Na Biblioteca Escolar têm decorrido (e continuarão a decorrer) actividades, umas mais lúdicas que outras, mas todas ajudando a reflectir sobre questões tão importantes como: a alimentação saudável, a obesidade, a fome, o desperdício...

Algumas turmas já se deslocaram à Biblioteca e outras fá-lo-ão nos próximos dias e através de jogos, visionamento de filmes, leitura de histórias, escrita criativa e canções, a mensagem sobre como melhorar a nossa vida e a dos outros vai passando.

Eis algumas dicas tão simples quanto importantes acompanhadas de imagens tão artísticas quanto divertidas:

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Ler + para vencer

O projecto Ler+ para vencer consiste na oferta de um livro a cada aluno que ingressa no 1º ano e no 5º ano de escolaridade. O Ministério da Educação e o Plano Nacional de Leitura assinalam o início do ano lectivo de 2010/11 com a oferta de um livro, associando o gosto pela leitura à entrada no novo ciclo de escolaridade. Ao longo desta semana, os alunos do 1.º Ano receberam finalmente os seus livros oferecidos pelo PNL, uma vez que foi necessário esperar pela 2.ª remessa. Cada uma das turmas deslocou-se à Biblioteca Escolar e aí, após a apresentação muito breve do espaço, os alunos ouviram a história Biscoito de cão.


Da autoria de Helen Cooper, esta história simples e com ilustrações fantásticas, da Colecção Borboletras e editada pela Caminho, conta o que aconteceu a uma menina que, cheia de fome,comeu um biscoito de cão… Será que isto poderia transformá-la num cão?!
Foi o que os alunos quiseram descobrir ouvindo a história com muita atenção.

E chegara o momento …

Cada um tirou à sorte um papelinho numerado e depois … ora, depois foi a surpresa, foi a festa, foi a alegria de receber um livro!




terça-feira, 5 de outubro de 2010

Faz hoje cem anos ...

A propósito da data que hoje se comemora,apreciemos este excelente trabalho:




" Já passaram 100 anos depois dessa data tão importante para a nossa História recente que é o 5 de Outubro de 1910 em que foi dado fim à Monarquia e se deu a implantação da República.
(...)
São muitas as perguntas que nos vêm à boca quando falamos do 5 de Outubro de 1910, do que esteve para trás e do que veio para a frente dessa data.


Queres testar os teus conhecimentos? Clica nas palavras em destaque e realiza as actividades propostas.


Não deixes de visitar o site

domingo, 3 de outubro de 2010

O Dia Mundial da Música

A música é o tipo de arte mais perfeita: nunca revela o seu último segredo.
Oscar Wilde

No Dia 1 de Outubro, a MÚSICA foi a convidada de honra na nossa Biblioteca:

  • a exposição de diversos instrumentos musicais e de livros sobre música e músicos foi apreciada por alunos do 1.º e 2.º ciclo, de forma espontânea ou em actividade lectiva.

  • momentos musicais muito alegres e ternurentos foram-nos proporcionados por uma dupla , mãe e filha apaixonadas pela música, respectivamente a D. Margarida (da Equipa da BE) e a Ângela do 4.º ano.

  • quem pôde ... ainda assistiu ao filme Pedro e o Lobo baseado na obra de Prokofiev, com narração de Eunice Muñoz.

Vamos ver as imagens...




domingo, 26 de setembro de 2010

Os alunos do 5.º ano na BIBLIOTECA

Na semana de 20 a 24 de Setembro, a equipa da biblioteca realizou diferentes sessões para os alunos das turmas do 5.º ano, que, acompanhados da sua Professora de Língua Portuguesa, se aperceberam do modo como esta funciona e como podem aproveitar os seus recursos.

Empenhados no pedypaper deram bom uso à informação recebida...

Ao finalizar a visita, e reforçando a máxima do PNL a propósito do LER+ para vencer, os alunos receberam os livros enviados como oferta para este nível de ensino.

Os cerca de cem "obrigados" são daqui enviados aos responsáveis por esta iniciativa.

Sem dúvida que o interesse e a boa disposição estiveram sempre presentes e a comprová-lo aí estão as fotos do arquivo.