Chapéus há muitos...dizia o Vasquinho (Vasco Santana no filme " Canção de Lisboa") quando um elefante, no Jardim Zoológico, lhe roubou o chapéu.
E é verdade, pois os homens e as mulheres sempre usaram chapéus, de variadas formas, cores e tamanhos, por necessidade, ou por vaidade.
Também há personagens de histórias infantis que não se podem apresentar sem o seu chapéu, barrete, bóina, gorro, boné...
Mas os chapéus das crianças do Jardim de Infância de Tábua são únicos, porque:
1.º foram feitos com a ajuda dos seus familiares,
2.º com muita criatividade e originalidade e
3.º porque foi utilizado material reciclável!
São
chapéus altos,
chapéus baixos,
chapéus exuberantes,
chapéus discretos,
chapéus redondos,
chapéus bicudos...
com que as crianças desfilaram no Carnaval, apelando à reciclagem para a preservação do Planeta, e agora podem ser apreciados numa colorida exposição nossa Biblioteca.
quarta-feira, 6 de abril de 2011
terça-feira, 29 de março de 2011
José Fanha virá à nossa BIBLIOTECA!
Quem é José Fanha?
José Fanha é, além de arquitecto e professor, um escritor, um poeta, um grande amigo dos LIVROS, da LEITURA e das BIBLIOTECAS! Podes ler aqui a sua autobiografia!
Eis alguns dos seus livros!
Estas são algumas das (muitas!) sessões culturais em que já participou!
Agora diverte-te com o texto retirado do livro "Diário inventado de um menino crescido"!
Por que não ler também o Texto " Romance ingénuo de duas linhas paralelas" ?
Etiquetas:
José Fanha
sábado, 26 de março de 2011
Concurso de Leitura "Tábua a Ler +" na Eb2
No dia 16 de Março, teve lugar na Eb2 de Tábua a primeira fase do Concurso de Leitura " Tábua a Ler+ ".
Como previsto no respectivo Regulamento, após a realização de um questionário de escolha múltipla, foi apurado um grupo restrito de alunos para a realização da 2.ª prova: a leitura expressiva de um texto.
O Júri apreciou as leituras, pontuou-as e os alunos concorrentes /espectadores votaram.
Assim, foram apurados para a final, em Junho, na Biblioteca Municipal:
do 1.º ciclo: Júlia Marques, Daniel Santos, Diogo Marques, Mariana Martinho, Lara Ferreira e Tatiana Ferreira;
e do 2.º ciclo: João Ricardino, Carolina Almas, Mara Nogueira, Miguel Gomes, João Brito e Sofia Teixeira.
Parabéns e até Junho!
Em jeito de balanço, deve dizer-se que:
Todos, mas TODOS, os alunos participantes e os colaboradores contribuiram para o sucesso desta iniciativa e por isso também merecem uma saudação especial!
Como previsto no respectivo Regulamento, após a realização de um questionário de escolha múltipla, foi apurado um grupo restrito de alunos para a realização da 2.ª prova: a leitura expressiva de um texto.
O Júri apreciou as leituras, pontuou-as e os alunos concorrentes /espectadores votaram.
Assim, foram apurados para a final, em Junho, na Biblioteca Municipal:
do 1.º ciclo: Júlia Marques, Daniel Santos, Diogo Marques, Mariana Martinho, Lara Ferreira e Tatiana Ferreira;
e do 2.º ciclo: João Ricardino, Carolina Almas, Mara Nogueira, Miguel Gomes, João Brito e Sofia Teixeira.
Parabéns e até Junho!
Em jeito de balanço, deve dizer-se que:
Todos, mas TODOS, os alunos participantes e os colaboradores contribuiram para o sucesso desta iniciativa e por isso também merecem uma saudação especial!
Etiquetas:
concurso de leitura - 1.º fase Tábua
domingo, 20 de março de 2011
O MÊS da LEITURA em Tábua
Ao longo do mês de Março e até 8 de Abril, decorrem diversas actividades nas escolas do concelho de Tábua e na Biblioteca Municipal, promovidas pela Rede de Bibliotecas de Tábua, em que a LEITURA é a convidada de honra.
Entre 14 e 25 de Março, cabe à Biblioteca da EB2 fazer a festa da Leitura. Assim aconteceu já e vai acontecer durante a próxima semana.
A actividade que, desde já, se deve destacar pela forma como foi acolhida, pelo interesse demonstrado, pela colaboração dos docentes e sobretudo pela participação dos alunos, desde os pequeninos do 2.º ano que dão os primeiros passos como leitores, até aos do 6.º ano aparentemente inibidos, todos deram um valioso contributo para o sucesso da MARATONA DA LEITURA.
No dia 17, passaram pela biblioteca para apresentar/partilhar as suas leituras, nada mais nada menos que 20 turmas, do 1.º e 2.º ciclos!!!
Para não esquecermos esses momentos, aqui fica o registo!
Etiquetas:
Maratona da Leitura
sábado, 5 de março de 2011
Carnaval de 2011 !
Mais uma vez os alunos das Escolas do Ensino Pré-escolar e do 1.º ciclo de Tábua brincaram ao Carnaval!
O desfile pelas ruas da vila, apesar do frio e de alguns pingos de chuva, animou a tarde de 6.ª feira de Carnaval.
Os mais crescidos alegremente trajados lembraram a variedade cultural e racial do nosso mundo e os mais pequenitos passaram e muito bem! a mensagem sobre a necessidade de se proteger o ambiente.
Outros foliões houve, que também quiseram ... "espantar a crise" !
O desfile pelas ruas da vila, apesar do frio e de alguns pingos de chuva, animou a tarde de 6.ª feira de Carnaval.
Os mais crescidos alegremente trajados lembraram a variedade cultural e racial do nosso mundo e os mais pequenitos passaram e muito bem! a mensagem sobre a necessidade de se proteger o ambiente.
Outros foliões houve, que também quiseram ... "espantar a crise" !
sábado, 26 de fevereiro de 2011
As Lengalengas da Turma 25
Lengalengas, Lenga-lengas ou Lenga Lengas?
São várias as formas utilizadas pelos autores para referir aqueles textos com frases curtas, muitas repetições, por vezes com rima e normalmente associados a brincadeiras e jogos.
Facilmente memorizadas, todos nós aprendemos lengalengas enquanto garotos ...
Os alunos da Turma 25 (3.º e 4.º anos, de Sinde) também construiram lengalengas, ilustraram-nas e ... aqui fica o seu trabalho!
Etiquetas:
Lengalengas da turma 25
segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011
14 de Fevereiro - S. Valentim
Mais uma vez na nossa escola, a comemoração do S. Valentim fez estremecer o coração de uns e corar o rosto de outros, com a distribuição do "Correio Sentimental".
Na Biblioteca, as histórias lidas e as mensagens produzidas pelos alunos também relembraram a importância dos AFECTOS, a importância de dizermos ao(s) outro(s) o quanto o(s) apreciamos...
Uma das histórias lidas foi uma história de amor e de música, a de Serrote e Raspadinha de Francisco Alegre Duarte.
Etiquetas:
S. Valentim
domingo, 30 de janeiro de 2011
A Alfabetização e a Leitura Fora de Portas
A propósito do Dia da Alfabetização (8 de Janeiro), nas sessões da LEITURA FORA DE PORTAS os alunos aprenderam uma nova palavra.
Essa mesmo AL-FA-BE-TI-ZA-ÇÃO!
Pelo significado descobriram a importância de conhecer o alfabeto e de saber ler... e concluíram ainda que, muito mais importante, é:
ter a capacidade de interpretar, de compreender, de criticar e... de produzir conhecimento!
Ficaram a conhecer a história d' O Sonho de Evaristo de César Madureira e estes foram alguns dos trabalhos realizados.
Etiquetas:
Dia da Alfabetização,
Sonho de Evaristo
quarta-feira, 19 de janeiro de 2011
Concurso - TÁBUA A LER+

Pela primeira vez os alunos do 3.º, 4.º, 5.º e 6.º anos ( 1.º e 2.º ciclos) do concelho de Tábua vão poder participar num concurso de leitura, à semelhança do que se realiza a nível nacional para o 3.º ciclo e ensino secundário.
Organizado pela Rede de Bibliotecas de Tábua (RBTb) este evento procura essencialmente promover o gosto pela leitura e o contacto com os livros.
O Concurso Tábua a ler + decorrerá em duas fases diferentes, com a prestação de provas sobre as obras lidas previamente :
- a 1.ª a realizar nas Bibliotecas Escolares (Março),
- a 2.ª na Biblioteca Municipal (Junho).
Lê o Regulamento e outra informação útil na tua Biblioteca ou na janela do lado esquerdo, com o título INFORMA-TE SOBRE o CONCURSO!.
Inscreve-te junto do teu professor de LP e vem participar!
Organizado pela Rede de Bibliotecas de Tábua (RBTb) este evento procura essencialmente promover o gosto pela leitura e o contacto com os livros.
O Concurso Tábua a ler + decorrerá em duas fases diferentes, com a prestação de provas sobre as obras lidas previamente :
- a 1.ª a realizar nas Bibliotecas Escolares (Março),
- a 2.ª na Biblioteca Municipal (Junho).
Lê o Regulamento e outra informação útil na tua Biblioteca ou na janela do lado esquerdo, com o título INFORMA-TE SOBRE o CONCURSO!.
Inscreve-te junto do teu professor de LP e vem participar!
Etiquetas:
concuro de leitura
sábado, 8 de janeiro de 2011
Leitura fora de Portas
Este é mais um ano lectivo em que a Biblioteca Escolar da EB2 e a Biblioteca Municipal João Brandão proporcionam aos alunos do 1.º ciclo, várias vezes por semana, actividades em que a leitura, as histórias, a criatividade e também a expressão plástica, pautadas pela boa disposição, concretizam a LEITURA FORA DE PORTAS.
É uma das boas apostas da Rede de Bibliotecas de Tábua para promover A LEITURA, o poderoso passaporte para o conhecimento e a principal chave da aprendizagem.
Na sessão do dia 7 de Janeiro, estiveram presentes os alunos de Várzea de Candosa, ou seja, a Turma 26 da EB1 de Tábua.
A história apresentada foi "A Casa do João" (que podes ler na Biblioteca) e a participação dos alunos foi tal, que deu este resultado...
É uma das boas apostas da Rede de Bibliotecas de Tábua para promover A LEITURA, o poderoso passaporte para o conhecimento e a principal chave da aprendizagem.
Na sessão do dia 7 de Janeiro, estiveram presentes os alunos de Várzea de Candosa, ou seja, a Turma 26 da EB1 de Tábua.
A história apresentada foi "A Casa do João" (que podes ler na Biblioteca) e a participação dos alunos foi tal, que deu este resultado...
Etiquetas:
Leitura fora de Portas
quarta-feira, 29 de dezembro de 2010
quinta-feira, 23 de dezembro de 2010
O Natal na Biblioteca
Na nossa Biblioteca Escolar, o Natal foi festejado de diferentes formas: com exposições de trabalhos dos alunos, momentos de escrita criativa e de leituras, jogos e até... "habilidades" musicais!
E como no Natal, os brinquedos têm um gosto especial, aqui fica este para recordares esses momentos...
E como no Natal, os brinquedos têm um gosto especial, aqui fica este para recordares esses momentos...
Etiquetas:
o Natal na Biblioteca
sábado, 11 de dezembro de 2010
Élcio Di Trento, os Livros e as Histórias
Élcio Di Trento, através da DGLB e da Biblioteca Municipal de Tábua visitou a nossa Biblioteca e nas três sessões que realizou para os alunos do 6.º ano, proporcionou uma verdadeira festa de LIVROS e de HISTÓRIAS, encantando os mais e os menos jovens ...
Este magnífico contador de histórias e também formador consegue promover o diálogo entre os ouvintes e a história. A narrativa, a voz e os gestos e a ilustração provocam e convidam a mergulhar no mundo do fantástico, no universo dos livros!
Como diz Élcio Di Trento:
Qual é o objetivo primordial ao contar uma história, se não o de levar o ouvinte a revisitar a história no livro e ali reviver experiências, e encontrar caminhos que o leve a novas aventuras!?
Contar histórias é voltar no tempo, é ir à frente no tempo, é esquecer-se do tempo!
Este magnífico contador de histórias e também formador consegue promover o diálogo entre os ouvintes e a história. A narrativa, a voz e os gestos e a ilustração provocam e convidam a mergulhar no mundo do fantástico, no universo dos livros!
Como diz Élcio Di Trento:
Qual é o objetivo primordial ao contar uma história, se não o de levar o ouvinte a revisitar a história no livro e ali reviver experiências, e encontrar caminhos que o leve a novas aventuras!?
Contar histórias é voltar no tempo, é ir à frente no tempo, é esquecer-se do tempo!
Etiquetas:
Élcio Di Trento
quarta-feira, 8 de dezembro de 2010
10 de Dezembro - Dia dos Direitos Humanos

Adoptada pela Assembleia Geral da ONU a 10 de Dezembro de 1948, no período pós-guerra, a Declaração Universal dos Direitos do Homem foi proclamada como ideal comum a atingir por todos os povos. Pretende-se que todos os indivíduos e todos os órgãos da sociedade se esforcem, pelo ensino e pela educação, por desenvolver o respeito dos direitos e liberdades e por promover o seu reconhecimento e a sua aplicação universais.
A Declaração é constituída por 30 artigos, sendo a redacção do 1º a seguinte:
A Declaração é constituída por 30 artigos, sendo a redacção do 1º a seguinte:
Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade.
Os restantes artigos podes lê-los, clicando na expressão sublinhada.
Etiquetas:
Direitos Humanos
terça-feira, 30 de novembro de 2010
O 1.º de Dezembro de 1640
Quando em 1578, sob o comando do rei D. Sebastião, Portugal foi derrotado na batalha de Alcacer Quibir, ficou sem rei ou sucessor ao trono. Durante dois anos o trono foi ainda ocupado pelo Cardeal-Rei D. Henrique, mas os direitos de Filipe-II de Castela (o monarca Habsburgo era primo de D. Sebastião e portanto neto de D. João III) por um lado e o seu dinheiro por outro, levaram a que grande parte da nobreza portuguesa aceitasse o domínio de um rei estrangeiro.
No dia 1 de Dezembro de 1640, termina o período de 60 anos em que o Reino de Portugal, foi governado pela dinastia Filipina, por todos os monarcas se chamarem Filipe.
Ao despontar do dia 1 de Dezembro de 1640, o que deve ter acontecido por volta das 07:00 horas entram no palácio real cerca de 40 nobres portugueses, conhecidos pelos «conjurados», que rapidamente controlam a guarda. Procuram o secretário de estado Miguel de Vasconcelos cuja morte tinha sido inicialmente determinada. Executam-no, e obrigam pela força a duquesa de Mântua a ordenar a rendição das forças castelhanas no castelo de São Jorge e nas fortalezas que defendem o rio Tejo, a torre de Almada e a torre de Belém.
Só por volta das 10:00 horas da manhã é que o povo de Lisboa tem conhecimento do sucedido, já o duque de Bragança é Rei de Portugal.
O duque de Bragança só chega a Lisboa no dia 6 de Dezembro para ser aclamado rei. Nas duas semanas que se seguem, todo o país, nobres e municípios, se declara por D. João IV, sem que seja disparado um único tiro.
Ao despontar do dia 1 de Dezembro de 1640, o que deve ter acontecido por volta das 07:00 horas entram no palácio real cerca de 40 nobres portugueses, conhecidos pelos «conjurados», que rapidamente controlam a guarda. Procuram o secretário de estado Miguel de Vasconcelos cuja morte tinha sido inicialmente determinada. Executam-no, e obrigam pela força a duquesa de Mântua a ordenar a rendição das forças castelhanas no castelo de São Jorge e nas fortalezas que defendem o rio Tejo, a torre de Almada e a torre de Belém.
Só por volta das 10:00 horas da manhã é que o povo de Lisboa tem conhecimento do sucedido, já o duque de Bragança é Rei de Portugal.
O duque de Bragança só chega a Lisboa no dia 6 de Dezembro para ser aclamado rei. Nas duas semanas que se seguem, todo o país, nobres e municípios, se declara por D. João IV, sem que seja disparado um único tiro.
Etiquetas:
1.º de Dezembro,
a Restauração da Independência
domingo, 14 de novembro de 2010
Magusto

Todos sabemos que no S.Martinho o convívio tem o nome de Magusto: assar e comer castanhas, rir, brincar e...arreliar os distraídos! Mas sabias que a castanha foi o principal alimento dos portugueses até ao séc. XVI, e em algumas regiões de Portugal até ao sé. XVIII? Dela se fazia o sustento essencial: o caldo,o puré e o pão. O pão, pois! Na mesa do pobre nunca faltava o pãozinho de castanhas.
No nosso Agrupamento realizaram-se diferentes magustos e em todos reinou a alegria.
Por exemplo, na Escola Margarita Fierro,em Midões, houve:
"Histórias à Volta das Castanhas"
Com o Professor David à viola, Isabel Matos e Augusto fizeram um pregão! Um pregão alusivo às castanhas, ao S. Martinho, e, era uma vez... Os alunos transitavam surpreendidos, nunca tinham visto nada assim! Depois, também, se deliciaram com as castanhas que se encontravam num grande PANELÃO.
E a propósito de histórias, que tal clicares para ler Era uma vez ... o S. Martinho, ou a História da Maria Castanha ...
No nosso Agrupamento realizaram-se diferentes magustos e em todos reinou a alegria.
Por exemplo, na Escola Margarita Fierro,em Midões, houve:
"Histórias à Volta das Castanhas"
Com o Professor David à viola, Isabel Matos e Augusto fizeram um pregão! Um pregão alusivo às castanhas, ao S. Martinho, e, era uma vez... Os alunos transitavam surpreendidos, nunca tinham visto nada assim! Depois, também, se deliciaram com as castanhas que se encontravam num grande PANELÃO.
E a propósito de histórias, que tal clicares para ler Era uma vez ... o S. Martinho, ou a História da Maria Castanha ...
Etiquetas:
S. Martinho e Magustos
domingo, 7 de novembro de 2010
as bruxas e os alunos ... fizeram a festa!
Halloween Slideshow: L.’s trip to Coimbra, Beiras, Portugal was created by TripAdvisor. See another Coimbra slideshow. Create your own stunning free slideshow from your travel photos.
Etiquetas:
halloween na Bib
domingo, 31 de outubro de 2010
O Dia das Bruxas
O Dia das Bruxas, ou Hallowen, surgiu há mais de 2.000 anos, a partir da comemoração do Ano-Novo e o fim do verão pelo povo celta (que viveu onde hoje é Inglaterra, Escócia e Irlanda). A festa era chamada de Samhain. Começava no dia 31 de Outubro e terminava dia 2 de Novembro, quando é celebrado o Dia de Finados. Acreditava-se que nesses dias os espíritos e fantasmas voltavam para a Terra.
No século passado, muitos povos transformaram o medo que têm das criaturas de outro mundo em brincadeira. Em vários países de língua inglesa, como Estados Unidos, Canadá, Irlanda e Inglaterra, crianças e adultos fazem da noite do dia 31 de Outubro uma grande festa.
Aos poucos e poucos, Portugal foi começando a comemorar o Halloween.No nosso Agrupamento, os alunos do 2.º ciclo, do nosso Agrupamento, estão a participar com entusiasmo nas actividades propostas...
Deve destacar-se a exposição e concurso de BRUXAS construídas a partir de material reciclado, a apresentação de histórias protagonizadas por “simpáticas” bruxas e fantasmas e a construção de acrósticos.
No século passado, muitos povos transformaram o medo que têm das criaturas de outro mundo em brincadeira. Em vários países de língua inglesa, como Estados Unidos, Canadá, Irlanda e Inglaterra, crianças e adultos fazem da noite do dia 31 de Outubro uma grande festa.
Aos poucos e poucos, Portugal foi começando a comemorar o Halloween.No nosso Agrupamento, os alunos do 2.º ciclo, do nosso Agrupamento, estão a participar com entusiasmo nas actividades propostas...
Deve destacar-se a exposição e concurso de BRUXAS construídas a partir de material reciclado, a apresentação de histórias protagonizadas por “simpáticas” bruxas e fantasmas e a construção de acrósticos.
Etiquetas:
Dia das Bruxas
sábado, 23 de outubro de 2010
Dia da Biblioteca Escolar

Diversidade Desafio Mudança, Tudo Isto na Biblioteca Escolar é o tema que dá o mote para o Dia da Biblioteca Escolar, celebrado no dia 25 de Outubro, por resolução da Rede de Bibliotecas Escolares, de acordo com os objectivos delineados pela International Association of School Librarianship (Associação Internacional de Bibliotecas Escolares).
A iniciativa visa celebrar a importância das bibliotecas escolares, bem como promover a realização de actividades temáticas nas escolas de todos os níveis de ensino.
Na nossa biblioteca vão decorrer, ao longo da semana, actividades diversas dedicadas a "Autores de outros tempos" e ao "Livro". Vem participar!
"O livro traz a vantagem de a gente poder estar só e ao mesmo tempo acompanhado.”
Mário Quintana
Etiquetas:
Dia da Biblioteca Escolar
Subscrever:
Mensagens (Atom)




