sábado, 9 de abril de 2011

José Fanha

José Fanha encerrou com chave de ouro o Mês da Leitura, em Tábua!

Durante dois dias, nas Bibliotecas da Rede de Bibliotecas de Tábua, muitos jovens e também os menos jovens tiveram oportunidade de conhecer o escritor, o poeta, o declamador que gostava um dia de vir a ser palhaço num circo, que quer continuar a ler e a escrever e que está, a
cima de tudo, apaixonado pela poesia e por histórias. Gosta de as escrever e de ir a escolas e bibliotecas para ler poesia e contar histórias, porque a escrever histórias e a escrever poesia nós deitamos cá para fora, e partilhamos com os outros, as nossas dores, os nossos sonhos e as nossas alegrias. E essa partilha é a coisa melhor que há na vida.

Ouvimo-lo ler poemas seus e de outros autores, intercalando-os com lembranças e relatos da sua vida.

Advertiu que a poesia não é para estar fechada, é para ser lida e em voz alta!


Quem não se divertiu com " Todos os homens são maricas quando estão com gripe" de António Lobo Antunes?


De entre os mais crescidos, quem não apreciou a sua tradução de "Página de Escrita" de Jacques Prévert?


Quem não se emocionou com a " Canção para as minhas filhas" ?


Sensibilizou os mais pequenos contra o problema terrível chamado racismo, próprio dos palermas que têm medo que lhes roubem as namoradas, lendo a propósito um excerto de "
O Meu Amigo Zeca Tum-Tum e Outros" e algumas páginas do "Diário inventado de um Menino já crescido".

Este apaixonado pelos livros e pelas bibliotecas deixou a mensagem: Leiam! Leiam muito! Pois um país rico é um país que lê muito!


Bem haja à Biblioteca Municipal por nos ter proporcionado estes encontros e ... até breve, José Fanha!



quarta-feira, 6 de abril de 2011

Chapéus há muitos...

Chapéus há muitos...dizia o Vasquinho (Vasco Santana no filme " Canção de Lisboa") quando um elefante, no Jardim Zoológico, lhe roubou o chapéu.
E é verdade, pois os homens e as mulheres sempre usaram chapéus, de variadas formas, cores e tamanhos, por necessidade, ou por vaidade.
Também há personagens de histórias infantis que não se podem apresentar sem o seu chapéu, barrete, bóina, gorro, boné...

Mas os chapéus das crianças do Jardim de Infância de Tábua são únicos, porque:
1.º foram feitos com a ajuda dos seus familiares,
2.º com muita criatividade e originalidade e
3.º porque foi utilizado material reciclável!

São
chapéus altos
,

chapéus baixos
,

chapéus exuberantes
,

chapéus discretos
,

chapéus redondos
,

chapéus bicudos
...

com que as crianças desfilaram no Carnaval, apelando à reciclagem para a preservação do Planeta, e agora podem ser apreciados numa colorida exposição nossa Biblioteca.


terça-feira, 29 de março de 2011

José Fanha virá à nossa BIBLIOTECA!



Quem é José Fanha?

José Fanha é, além de arquitecto e professor, um escritor, um poeta, um grande amigo dos LIVROS, da LEITURA e das BIBLIOTECAS! Podes ler aqui a sua autobiografia!

Eis alguns dos seus livros!



Estas são algumas das (muitas!) sessões culturais em que já participou!





Agora diverte-te com o texto retirado do livro "Diário inventado de um menino crescido"!



Por que não ler também o Texto " Romance ingénuo de duas linhas paralelas" ?

sábado, 26 de março de 2011

Concurso de Leitura "Tábua a Ler +" na Eb2

No dia 16 de Março, teve lugar na Eb2 de Tábua a primeira fase do Concurso de Leitura " Tábua a Ler+ ".
Como previsto no respectivo Regulamento, após a realização de um questionário de escolha múltipla, foi apurado um grupo restrito de alunos para a realização da 2.ª prova: a leitura expressiva de um texto.
O Júri apreciou as leituras, pontuou-as e os alunos concorrentes /espectadores votaram.
Assim, foram apurados para a final, em Junho, na Biblioteca Municipal:

do 1.º ciclo: Júlia Marques, Daniel Santos, Diogo Marques, Mariana Martinho, Lara Ferreira e Tatiana Ferreira;

e do 2.º ciclo: João Ricardino, Carolina Almas, Mara Nogueira, Miguel Gomes, João Brito e Sofia Teixeira.

Parabéns e até Junho!

Em jeito de balanço, deve dizer-se que:
Todos, mas TODOS, os alunos participantes e os colaboradores contribuiram para o sucesso desta iniciativa e por isso também merecem uma saudação especial!



domingo, 20 de março de 2011

O MÊS da LEITURA em Tábua


Ao longo do mês de Março e até 8 de Abril, decorrem diversas actividades nas escolas do concelho de Tábua e na Biblioteca Municipal, promovidas pela Rede de Bibliotecas de Tábua, em que a LEITURA é a convidada de honra.

Entre 14 e 25 de Março, cabe à Biblioteca da EB2 fazer a festa da Leitura. Assim aconteceu já e vai acontecer durante a próxima semana.

A actividade que, desde já, se deve destacar pela forma como foi acolhida, pelo interesse demonstrado, pela colaboração dos docentes e sobretudo pela participação dos alunos, desde os pequeninos do 2.º ano que dão os primeiros passos como leitores, até aos do 6.º ano aparentemente inibidos, todos deram um valioso contributo para o sucesso da MARATONA DA LEITURA.

No dia 17, passaram pela biblioteca para apresentar/partilhar as suas leituras, nada mais nada menos que 20 turmas, do 1.º e 2.º ciclos!!!

Para não esquecermos esses momentos, aqui fica o registo!



sábado, 5 de março de 2011

Carnaval de 2011 !

Mais uma vez os alunos das Escolas do Ensino Pré-escolar e do 1.º ciclo de Tábua brincaram ao Carnaval!
O desfile pelas ruas da vila, apesar do frio e de alguns pingos de chuva, animou a tarde de 6.ª feira de Carnaval.
Os mais crescidos alegremente trajados lembraram a variedade cultural e racial do nosso mundo e os mais pequenitos passaram e muito bem! a mensagem sobre a necessidade de se proteger o ambiente.
Outros foliões houve, que também quiseram ... "espantar a crise" !

sábado, 26 de fevereiro de 2011

As Lengalengas da Turma 25


Lengalengas, Lenga-lengas ou Lenga Lengas?

São várias as formas utilizadas pelos autores para referir aqueles textos com frases curtas, muitas repetições, por vezes com rima e normalmente associados a brincadeiras e jogos.
Facilmente memorizadas, todos nós aprendemos lengalengas enquanto garotos ...

Os alunos da Turma 25 (3.º e 4.º anos, de Sinde) também construiram lengalengas, ilustraram-nas e ... aqui fica o seu trabalho!

Myebook - lenga lenga - click here to open my ebook





Myebook - LENGA LENGA - click here to open my ebook

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

14 de Fevereiro - S. Valentim







Mais uma vez na nossa escola, a comemoração do S. Valentim fez estremecer o coração de uns e corar o rosto de outros, com a distribuição do "Correio Sentimental".

Na Biblioteca, as histórias lidas e as mensagens produzidas pelos alunos também relembraram a importância dos AFECTOS, a importância de dizermos ao(s) outro(s) o quanto o(s) apreciamos...

Uma das histórias lidas foi uma história de amor e de música, a de Serrote e Raspadinha de Francisco Alegre Duarte.

domingo, 30 de janeiro de 2011

A Alfabetização e a Leitura Fora de Portas








A propósito do Dia da Alfabetização (8 de Janeiro), nas sessões da LEITURA FORA DE PORTAS os alunos aprenderam uma nova palavra.

Essa mesmo AL-FA-BE-TI-ZA-ÇÃO!

Pelo significado descobriram a importância de conhecer o alfabeto e de saber ler... e concluíram ainda que, muito mais importante, é:

ter a capacidade de interpretar, de compreender, de criticar e... de produzir conhecimento!


Ficaram a conhecer a história d' O Sonho de Evaristo de César Madureira e estes foram alguns dos trabalhos realizados.


Aqui fica o registo de uma das sessões, com os alunos de Pinheiro de Côja, graças à colaboração do docente titular da turma, Professor Luís Bidarra.

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Concurso - TÁBUA A LER+



Pela primeira vez os alunos do 3.º, 4.º, 5.º e 6.º anos ( 1.º e 2.º ciclos) do concelho de Tábua vão poder participar num concurso de leitura, à semelhança do que se realiza a nível nacional para o 3.º ciclo e ensino secundário.
Organizado pela Rede de Bibliotecas de Tábua (RBTb) este evento procura essencialmente promover o gosto pela leitura e o contacto com os livros.
O Concurso Tábua a ler + decorrerá em duas fases diferentes, com a prestação de provas sobre as obras lidas previamente :
- a 1.ª a realizar nas Bibliotecas Escolares (Março),
- a 2.ª na Biblioteca Municipal (Junho).

Lê o Regulamento e outra informação útil na tua Biblioteca ou na janela do lado esquerdo, com o título INFORMA-TE SOBRE o CONCURSO!.

Inscreve-te junto do teu professor de LP e vem participar!

sábado, 8 de janeiro de 2011

Leitura fora de Portas

Este é mais um ano lectivo em que a Biblioteca Escolar da EB2 e a Biblioteca Municipal João Brandão proporcionam aos alunos do 1.º ciclo, várias vezes por semana, actividades em que a leitura, as histórias, a criatividade e também a expressão plástica, pautadas pela boa disposição, concretizam a LEITURA FORA DE PORTAS.

É uma das boas apostas da Rede de Bibliotecas de Tábua para promover A LEITURA, o poderoso passaporte para o conhecimento e a principal chave da aprendizagem.

Na sessão do dia 7 de Janeiro, estiveram presentes os alunos de Várzea de Candosa, ou seja, a Turma 26 da EB1 de Tábua.

A história apresentada foi "A Casa do João" (que podes ler na Biblioteca) e a participação dos alunos foi tal, que deu este resultado...



Myebook - Os alunos da Escola de Várzea de Candosa - click here to open my ebook

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

O Natal na Biblioteca

Na nossa Biblioteca Escolar, o Natal foi festejado de diferentes formas: com exposições de trabalhos dos alunos, momentos de escrita criativa e de leituras, jogos e até... "habilidades" musicais!

E como no Natal, os brinquedos têm um gosto especial, aqui fica este para recordares esses momentos...



quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

É Natal!




Que o verdadeiro espírito natalício, como referiu a Sara no seu Acróstico, encha todos os corações!
E como prenda, podes ler na Biblioteca "A História de uma Prenda".

sábado, 11 de dezembro de 2010

Élcio Di Trento, os Livros e as Histórias

Élcio Di Trento, através da DGLB e da Biblioteca Municipal de Tábua visitou a nossa Biblioteca e nas três sessões que realizou para os alunos do 6.º ano, proporcionou uma verdadeira festa de LIVROS e de HISTÓRIAS, encantando os mais e os menos jovens ...

Este magnífico contador de histórias e também formador consegue promover o diálogo entre os ouvintes e a história. A narrativa, a voz e os gestos e a ilustração provocam e convidam a mergulhar no mundo do fantástico, no universo dos livros!

Como diz Élcio Di Trento:
Qual é o objetivo primordial ao contar uma história, se não o de levar o ouvinte a revisitar a história no livro e ali reviver experiências, e encontrar caminhos que o leve a novas aventuras!?

Contar histórias é voltar no tempo, é ir à frente no tempo, é esquecer-se do tempo!



quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

10 de Dezembro - Dia dos Direitos Humanos


Adoptada pela Assembleia Geral da ONU a 10 de Dezembro de 1948, no período pós-guerra, a Declaração Universal dos Direitos do Homem foi proclamada como ideal comum a atingir por todos os povos. Pretende-se que todos os indivíduos e todos os órgãos da sociedade se esforcem, pelo ensino e pela educação, por desenvolver o respeito dos direitos e liberdades e por promover o seu reconhecimento e a sua aplicação universais.

A Declaração é constituída por 30 artigos, sendo a redacção do 1º a seguinte:

Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade.
Os restantes artigos podes lê-los, clicando na expressão sublinhada.

terça-feira, 30 de novembro de 2010

O 1.º de Dezembro de 1640

Quando em 1578, sob o comando do rei D. Sebastião, Portugal foi derrotado na batalha de Alcacer Quibir, ficou sem rei ou sucessor ao trono. Durante dois anos o trono foi ainda ocupado pelo Cardeal-Rei D. Henrique, mas os direitos de Filipe-II de Castela (o monarca Habsburgo era primo de D. Sebastião e portanto neto de D. João III) por um lado e o seu dinheiro por outro, levaram a que grande parte da nobreza portuguesa aceitasse o domínio de um rei estrangeiro.
No dia 1 de Dezembro de 1640, termina o período de 60 anos em que o Reino de Portugal, foi governado pela dinastia Filipina, por todos os monarcas se chamarem Filipe.

Ao despontar do dia 1 de Dezembro de 1640, o que deve ter acontecido por volta das 07:00 horas entram no palácio real cerca de 40 nobres portugueses, conhecidos pelos «conjurados», que rapidamente controlam a guarda. Procuram o secretário de estado Miguel de Vasconcelos cuja morte tinha sido inicialmente determinada. Executam-no, e obrigam pela força a duquesa de Mântua a ordenar a rendição das forças castelhanas no castelo de São Jorge e nas fortalezas que defendem o rio Tejo, a torre de Almada e a torre de Belém.

Só por volta das 10:00 horas da manhã é que o povo de Lisboa tem conhecimento do sucedido, já o duque de Bragança é Rei de Portugal.

O duque de Bragança só chega a Lisboa no dia 6 de Dezembro para ser aclamado rei. Nas duas semanas que se seguem, todo o país, nobres e municípios, se declara por
D. João IV, sem que seja disparado um único tiro.

domingo, 14 de novembro de 2010

Magusto


Todos sabemos que no S.Martinho o convívio tem o nome de Magusto: assar e comer castanhas, rir, brincar e...arreliar os distraídos! Mas sabias que a castanha foi o principal alimento dos portugueses até ao séc. XVI, e em algumas regiões de Portugal até ao sé. XVIII? Dela se fazia o sustento essencial: o caldo,o puré e o pão. O pão, pois! Na mesa do pobre nunca faltava o pãozinho de castanhas.

No nosso Agrupamento realizaram-se diferentes magustos e em todos reinou a alegria.

Por exemplo, na Escola Margarita Fierro,em Midões, houve:
"Histórias à Volta das Castanhas"
Com o Professor David à viola, Isabel Matos e Augusto fizeram um pregão! Um pregão alusivo às castanhas, ao S. Martinho, e, era uma vez... Os alunos transitavam surpreendidos, nunca tinham visto nada assim! Depois, também, se deliciaram com as castanhas que se encontravam num grande PANELÃO.

E a propósito de histórias, que tal clicares para ler Era uma vez ... o S. Martinho, ou a História da Maria Castanha ...

domingo, 7 de novembro de 2010

domingo, 31 de outubro de 2010

O Dia das Bruxas

O Dia das Bruxas, ou Hallowen, surgiu há mais de 2.000 anos, a partir da comemoração do Ano-Novo e o fim do verão pelo povo celta (que viveu onde hoje é Inglaterra, Escócia e Irlanda). A festa era chamada de Samhain. Começava no dia 31 de Outubro e terminava dia 2 de Novembro, quando é celebrado o Dia de Finados. Acreditava-se que nesses dias os espíritos e fantasmas voltavam para a Terra.
No século passado, muitos povos transformaram o medo que têm das criaturas de outro mundo em brincadeira. Em vários países de língua inglesa, como Estados Unidos, Canadá, Irlanda e Inglaterra, crianças e adultos fazem da noite do dia 31 de Outubro uma grande festa.
Aos poucos e poucos, Portugal foi começando a comemorar o Halloween.No nosso Agrupamento, os alunos do 2.º ciclo, do nosso Agrupamento, estão a participar com entusiasmo nas actividades propostas...
Deve destacar-se a exposição e concurso de BRUXAS construídas a partir de material reciclado, a apresentação de histórias protagonizadas por “simpáticas” bruxas e fantasmas e a construção de acrósticos.