sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012
sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012
A INTERNET SEGURA
...
O dia 7 de fevereiro foi designado o Dia da Internet Segura.

A Internet faz parte do nosso dia-a-dia. Navegar na internet é tão interessante quanto arriscado, por isso é necessário conhecer e aplicar algumas regras...
Ao clicares aqui e aqui podes divertir-te enquanto as aprendes!!!
...
O dia 7 de fevereiro foi designado o Dia da Internet Segura.

A Internet faz parte do nosso dia-a-dia. Navegar na internet é tão interessante quanto arriscado, por isso é necessário conhecer e aplicar algumas regras...
Ao clicares aqui e aqui podes divertir-te enquanto as aprendes!!!
...
Etiquetas:
Net Segura
sábado, 28 de janeiro de 2012
O Zé Troca-Tintas na Leitura fora de Portas
..
. Na Leitura fora de Portas, em Janeiro, foi lida a história do Zé Troca Tintas, que integra os Contos para Rir de Luísa Ducla Soares.
. Na Leitura fora de Portas, em Janeiro, foi lida a história do Zé Troca Tintas, que integra os Contos para Rir de Luísa Ducla Soares.
A história foi devidamente saboreada e intercalada com boas gargalhadas. Na sala de aula foi a vez de se completar a atividade e surgiram estes trabalhos:
O Troca-Tintas
O Zé Troca-Tintas
Era um grande trapalhão,
Mas apesar disso
Era um grande brincalhão.
Trocou uma ervilha
Que um homem lhe deu
Por uma galinha
Que logo morreu.
O porco a matou
E troca-tintas o dono acusou
Se não desse o porco
Da polícia lhe falou.
Então levou o porco
E num estábulo parou
Mas foi logo o azar
Que a vaca o porco matou.
Ficou com as tripas de fora
E ele exclamou
Se não me derem a vaca
Do tribunal lhe falou.
O dono deu-lhe a vaca
E mandou-o ir-se embora
A vaca foi contra um caixote
Que ficou com sangue na hora.
Os homens do caixote
Com medo abalaram
E o Zé mais os botões
Com o caixote ficaram.
Com muita força
O caixote ele abriu,
Viu lá um caixão
Com uma velha, e ele sorriu.
Parou numa casa
Para descansar,
E na lareira
A velha foi encostar.
No outro dia
Um escândalo fez
A velha ficou em cinza
E começou tudo outra vez.
Para se vingar
Uma menina levou
E num palacete
Ele a pousou.
A madrinha ouvindo
A menina a chorar
Abriu o saco
E o cão de guarda foi buscar.
Enfiou-o no saco
E o Zé foi-se embora, feliz
Mas quando abriu o saco
Ficou sem o nariz…
Todos o gozaram
E um homem todo torto
Disse-lhe para ir para as obras
Que tinha um bom corpo.
E ele infeliz
Sem nada ficou
E foi pedir esmola
E tudo recomeçou.
Ana Jeni, 4.º ano, Turma 24
Etiquetas:
Leitura fora de Portas
terça-feira, 24 de janeiro de 2012
Grata surpresa e a Leitura fora de Portas
Numa das sessões da Leitura fora de Portas, que a Biblioteca Escolar tem vindo a realizar, há já três anos, de forma periódica e em articulação com a Biblioteca Municipal, foi explorado o livro "A casa do João".
Esta história, apresentada através de uma lengalenga, tanto agradou aos alunos que, de regresso à sua escola, escreveram e ilustraram as suas lengalengas e enviaram-nas à biblioteca! E esta é a agradável surpresa: para divulgar os trabalhos dos alunos foram criados livros com a ajuda do my ebook que acabaram por ser lidos mais de
10 000 vezes!!!
Essas preciosidades aqui ficam mais uma vez, para quem os quiser (re)ler...
...
Etiquetas:
Leitura fora de Portas
terça-feira, 27 de dezembro de 2011
O Natal na EB2
.
Aí está mais uma vez a época mais quente e festiva do ano: o Natal!
Quente pelo calor humano, pelos votos de paz, pelo amor e pela partilha, pelo sentido de união e de família,festiva pelas decorações, lembranças, luzes, músicas e confraternizações com muitos doces e refrigerantes.
Não deixemos, pois, que estes valores e sentimentos presentes e verdadeiros nestes dias e que tornam o mundo muito melhor se dissipem, se evaporem, se transformem em indiferença e desamor dois dias depois!
Aqui fica este Álbum de Natal, com imagens da Eb2 para que, ao revê-las, possamos recargar o nosso espírito de coisas boas...
.
Aí está mais uma vez a época mais quente e festiva do ano: o Natal!
Quente pelo calor humano, pelos votos de paz, pelo amor e pela partilha, pelo sentido de união e de família,festiva pelas decorações, lembranças, luzes, músicas e confraternizações com muitos doces e refrigerantes.
Não deixemos, pois, que estes valores e sentimentos presentes e verdadeiros nestes dias e que tornam o mundo muito melhor se dissipem, se evaporem, se transformem em indiferença e desamor dois dias depois!
Aqui fica este Álbum de Natal, com imagens da Eb2 para que, ao revê-las, possamos recargar o nosso espírito de coisas boas...
.
Etiquetas:
Natal
quarta-feira, 2 de novembro de 2011
À conversa com Cristina Quartas
No dia 31 de Outubro de 2011 a escritora Maria Cristina Quartas realizou diversas sessões para os alunos do 4.º ano.
A autora conversou com os alunos sobre “o que é ser escritor”, dando a conhecer momentos do seu percurso literário. Referiu a importância dos sentidos, da fantasia, dos sonhos, dos sentimentos e até dos “anjos” que nos ensinam a pensar e a descobrir quem somos.
O público ouvinte, com a espontaneidade própria dos 8 e 9 anos, partilhou experiências, desejos e até teorias sobre sentimentos nobres, como a amizade e o amor.
O interesse revelado aquando da apresentação das obras “A Caminho de Santa Bárbara” da autoria da escritora e “Trovador do Douro”, obra póstuma do Professor Doutor Mário Anacleto, evidenciou a sensibilidade e o respeito destes alunos por quem domina a arte da escrita.
A autora conversou com os alunos sobre “o que é ser escritor”, dando a conhecer momentos do seu percurso literário. Referiu a importância dos sentidos, da fantasia, dos sonhos, dos sentimentos e até dos “anjos” que nos ensinam a pensar e a descobrir quem somos.
O público ouvinte, com a espontaneidade própria dos 8 e 9 anos, partilhou experiências, desejos e até teorias sobre sentimentos nobres, como a amizade e o amor.
O interesse revelado aquando da apresentação das obras “A Caminho de Santa Bárbara” da autoria da escritora e “Trovador do Douro”, obra póstuma do Professor Doutor Mário Anacleto, evidenciou a sensibilidade e o respeito destes alunos por quem domina a arte da escrita.
Etiquetas:
Cristina Quartas
sábado, 25 de junho de 2011
O encerramento do ano lectivo, na Biblioteca!
Já há alguns anos, que os alunos do 5.º e 6.º anos da EB2 participam num Concurso Literário. A novidade, foi a participação dos alunos da Escola de Midões!
Esta prova, sempre muito aplaudida, é mais uma das actividades para promoção da leitura, que os docentes de Língua Portuguesa e a Biblioteca organizam no final do ano lectivo.
As obras são exploradas nas aulas e cada turma faz-se representar por dois dos seus alunos. Mas como todos dão o seu melhor, todos são igualmente vencedores e, sobretudo, campeões da LEITURA!
E o que pode acontecer quando a princesa Poesia e a princesa Prosa encontram a boneca Fifi e um Palhaço, na Biblioteca?
Só ficou a saber quem assistiu à peça de teatro escrita e representada pelas 4 alunas que também integram o grupo dos Amigos da Biblioteca.
Vejamos algumas imagens do Concurso e do Teatro!
Etiquetas:
Concurso e Teatro
sexta-feira, 24 de junho de 2011
Os trabalhos do 2.º ciclo
O ano lectivo chega ao fim e a escola está mais agitada: concluem-se projectos, expoem-se trabalhos e realizam-se as últimas actividades. Depois, há que esperar pelos resultados e ... BOAS FÉRIAS!
As imagens mostram as "Orquestras" construídas com material reciclável pelos alunos do 5.º ano e os trabalhos dos alunos do 6.º e 7.º anos das turmas de PCA, que estiveram expostos na Biblioteca, durante a última semana de aulas. Enquanto uns evidenciam a habilidade e a criatividade, outros são o exemplo do bom gosto e da técnica aplicada.
Vamos apreciá-los...
Etiquetas:
trabalhos do 2.º ciclo
sábado, 18 de junho de 2011
Os trabalhos dos alunos do 1.º ciclo
Agora foi a vez do 1.º ciclo presentear a Biblioteca com a Exposição dos seus trabalhos, o reflexo do muito que foi feito ao longo do ano pelos alunos mais jovens.
Durante os três dias da 4.ª edição do Tábua de Leituras, os alunos das 33 turmas do 1.º ciclo (e muitos do 2.º ciclo) estiveram na Biblioteca para apreciar os seus trabalhos e os dos colegas, todos com muita qualidade, identificando alguns temas e conteúdos das suas aprendizagens.
As imagens dizem o resto ...
Etiquetas:
Exposição - 1.º ciclo
quinta-feira, 9 de junho de 2011
IV Tábua de Leituras
Aí está o grande evento que é o "Tábua de Leituras" a realizar-se nos dias 7, 8 e 9 de Junho, pela 4.ª vez consecutiva!
As actividades são diversificadas: desde a exposição bibliográfica em homenagem a António Torrado, o escritor convidado, os piqueniques literários com os crianças dos Jardins de Infância, as sessões de leitura com os alunos do 1.º ciclo, a feira do Livro Usado, as Oficinas para promoção da leitura, ao cair da tarde e os serões, pela noite dentro, à conversa com escritores.
Num destes serões, decorreu a fase Final do Concurso de Leitura concelhio para os alunos do 1.º e 2.º ciclos e de que já falámos neste blog. Foi uma sessão muito participada em que os jovens finalistas deram o seu melhor nas diferentes provas. Interessa salientar que todos foram vencedores porque apostaram na Leitura, na sua formação, no seu enriquecimento enquanto leitores...
A TODOS os nossos parabéns!
Etiquetas:
IV Tábua de Leituras
sábado, 4 de junho de 2011
Dia da Criança
O Dia da Criança é sempre um dia especial no nosso Agrupamento!
Na passada 4.ª feira, foram várias as actividades que quebraram a rotina deste dia de aulas.
Na escola da EB1 de Tábua tudo andou numa roda viva: houve os Jogos Tradicionais, teatro e ... um almoço e tanto, com "pizza" e gelados!!!
Os mais crescidos, do 2.º ciclo, conseguiram dar um colorido diferente ao céu com a largada de balões...
Mas mais importante que a festa, os presentes e a euforia, é termos consciência que todos os dias são o Dia da Criança e conseguirmos fazer sempre o que está ao nosso alcance, para que seja respeitada a sua dignidade!
Vamos recordar este dia...
Etiquetas:
Dia da Criança
quinta-feira, 19 de maio de 2011
A Biblioteca da Escola Margarida Fierro em Midões
.
Conheces a Escola Margarida Fierro de Midões? E a sua Biblioteca? Não?
Então, esta é a altura certa. Vamos visitar o Blog de outra Biblioteca do nosso Agrupamento e saber o que por lá acontece.
Podes clicar aqui ou procurá-lo na nossa lista de blogs!
Aproveita para escrever um comentário...
.
Conheces a Escola Margarida Fierro de Midões? E a sua Biblioteca? Não?
Então, esta é a altura certa. Vamos visitar o Blog de outra Biblioteca do nosso Agrupamento e saber o que por lá acontece.
Podes clicar aqui ou procurá-lo na nossa lista de blogs!
Aproveita para escrever um comentário...
.
Etiquetas:
Biblioteca Escolar de Midões
sábado, 7 de maio de 2011
9 de Maio - Dia da Europa
A Europa é um belo continente com uma história fascinante. Muitos dos mais famosos cientistas, inventores, artistas e compositores mundiais, bem como populares artistas e grandes desportistas são europeus.
Durante séculos, a Europa foi devastada por guerras e divisões. No entanto, nos últimos 60 anos, os países deste velho continente reuniram-se finalmente na paz, na amizade e na unidade, para construírem uma Europa e um mundo melhores.
Clica aqui e vai à DESCOBERTA DA EUROPA! Navega num espaço cheio de factos interessantes e ilustrações coloridas, constata a dinâmica da Europa e vê como funciona a União Europeia.
Durante séculos, a Europa foi devastada por guerras e divisões. No entanto, nos últimos 60 anos, os países deste velho continente reuniram-se finalmente na paz, na amizade e na unidade, para construírem uma Europa e um mundo melhores.
Clica aqui e vai à DESCOBERTA DA EUROPA! Navega num espaço cheio de factos interessantes e ilustrações coloridas, constata a dinâmica da Europa e vê como funciona a União Europeia.
Participa em jogos divertidos e põe à prova os teus conhecimentos!
Diverte-te e boa descoberta!
Etiquetas:
Dia da Europa
sexta-feira, 6 de maio de 2011
Dia Internacional do SOL - 3 de Maio
Os passarinhos cantam, cantam
Andam pelo céu a esvoaçar,
Parece que nunca se cansam
Será que ao sol querem chegar?
No prado há muitas flores
São de mil e uma cores
Gostam pouco de ventanias
Mas o Sol traz-lhe alegrias.

O Sol brilha, o céu está azul
Em casa não vou ficar!
Vou p’rá praia ou p’ró campo
E o meu chapéu vou ter de usar.
Obrigado, Sol amigo
Estou tão feliz contigo
Grande amarelo e quente
Brilhas p’ra toda a gente.
Ângela Nogueira , T16, 4.º ano
Maravilhoso dia de Sol
Fico contente neste dia
À tarde a ver o pôr-do-sol
Sinto a verdadeira alegria.
O tempo pode mudar de repente
E nós escondemo-nos debaixo de um lençol,
Ninguém fica feliz nesse instante
Nem o céu escuro, sem o raio de Sol.
Sara Inês Duarte Jorge, T 16, 4.º ano
Dia de sol, dia chuvoso
Não importa a situação;
Cada segundo é precioso
É um motivo de gratidão.
Bárbara Xavier Sobral, T 16, 4.º ano
Andam pelo céu a esvoaçar,
Parece que nunca se cansam
Será que ao sol querem chegar?
No prado há muitas flores
São de mil e uma cores
Gostam pouco de ventanias
Mas o Sol traz-lhe alegrias.

O Sol brilha, o céu está azul
Em casa não vou ficar!
Vou p’rá praia ou p’ró campo
E o meu chapéu vou ter de usar.
Obrigado, Sol amigo
Estou tão feliz contigo
Grande amarelo e quente
Brilhas p’ra toda a gente.
Ângela Nogueira , T16, 4.º ano
Maravilhoso dia de Sol
Fico contente neste dia
À tarde a ver o pôr-do-sol
Sinto a verdadeira alegria.
O tempo pode mudar de repente
E nós escondemo-nos debaixo de um lençol,
Ninguém fica feliz nesse instante
Nem o céu escuro, sem o raio de Sol.
Sara Inês Duarte Jorge, T 16, 4.º ano
Dia de sol, dia chuvoso
Não importa a situação;
Cada segundo é precioso
É um motivo de gratidão.
Bárbara Xavier Sobral, T 16, 4.º ano
Parabéns às autoras!
segunda-feira, 25 de abril de 2011
O 25 de Abril de 1974

Hoje comemora-se o Dia da Liberdade - o Dia 25 de Abril!
Sabes qual é o significado desta data? Podes perguntá-lo aos teus pais e avós, claro!
Sabes qual é o significado desta data? Podes perguntá-lo aos teus pais e avós, claro!
Mas também podes consultar o Centro de Documentação 25 de Abril da Universidade de Coimbra.
Vais achar muito interessante a página O 25 de Abril dos mais novos - com Textos, Imagens, BD e muito mais para navegares e descobrires!
A propósito, porque não (re)ler O TESOURO de Manuel António Pina?
A propósito, porque não (re)ler O TESOURO de Manuel António Pina?
Etiquetas:
25 de Abril
sábado, 23 de abril de 2011
sexta-feira, 22 de abril de 2011
O H perdeu a Perna (adaptação)


Os alunos do 2.º ano - turma 9 -da Eb1 de Tábua dramatizaram uma das obras preferidas e trabalhadas segundo as orientações do Plano Nacional de Leitura: O H Perdeu a Perna.
Como "dramatização" pede " ovação" foram apresentar o seu trabalho aos pequeninos do Pré-Escolar e ... foi um sucesso!
O TEXTO adaptado pode ler-se AQUI!
Etiquetas:
O H perdeu a perna (adaptação)
Os Contos do 5.º E

A Arca dos Contos é um jogo de cartas (cartas-imagens e cartas-palavras) para estimular a criatividade e o gosto pela leitura.
A beleza das imagens aliada à força das palavras ajuda a transformar qualquer criança num contador de histórias:
E foi assim que surgiram os "Contos do 5.º E", que podes ler aqui!
Etiquetas:
contos
sábado, 9 de abril de 2011
José Fanha
José Fanha encerrou com chave de ouro o Mês da Leitura, em Tábua!
Durante dois dias, nas Bibliotecas da Rede de Bibliotecas de Tábua, muitos jovens e também os menos jovens tiveram oportunidade de conhecer o escritor, o poeta, o declamador que gostava um dia de vir a ser palhaço num circo, que quer continuar a ler e a escrever e que está, acima de tudo, apaixonado pela poesia e por histórias. Gosta de as escrever e de ir a escolas e bibliotecas para ler poesia e contar histórias, porque a escrever histórias e a escrever poesia nós deitamos cá para fora, e partilhamos com os outros, as nossas dores, os nossos sonhos e as nossas alegrias. E essa partilha é a coisa melhor que há na vida.
Ouvimo-lo ler poemas seus e de outros autores, intercalando-os com lembranças e relatos da sua vida.
Advertiu que a poesia não é para estar fechada, é para ser lida e em voz alta!
Quem não se divertiu com " Todos os homens são maricas quando estão com gripe" de António Lobo Antunes?
De entre os mais crescidos, quem não apreciou a sua tradução de "Página de Escrita" de Jacques Prévert?
Quem não se emocionou com a " Canção para as minhas filhas" ?
Sensibilizou os mais pequenos contra o problema terrível chamado racismo, próprio dos palermas que têm medo que lhes roubem as namoradas, lendo a propósito um excerto de " O Meu Amigo Zeca Tum-Tum e Outros" e algumas páginas do "Diário inventado de um Menino já crescido".
Este apaixonado pelos livros e pelas bibliotecas deixou a mensagem: Leiam! Leiam muito! Pois um país rico é um país que lê muito!
Bem haja à Biblioteca Municipal por nos ter proporcionado estes encontros e ... até breve, José Fanha!
Durante dois dias, nas Bibliotecas da Rede de Bibliotecas de Tábua, muitos jovens e também os menos jovens tiveram oportunidade de conhecer o escritor, o poeta, o declamador que gostava um dia de vir a ser palhaço num circo, que quer continuar a ler e a escrever e que está, acima de tudo, apaixonado pela poesia e por histórias. Gosta de as escrever e de ir a escolas e bibliotecas para ler poesia e contar histórias, porque a escrever histórias e a escrever poesia nós deitamos cá para fora, e partilhamos com os outros, as nossas dores, os nossos sonhos e as nossas alegrias. E essa partilha é a coisa melhor que há na vida.
Ouvimo-lo ler poemas seus e de outros autores, intercalando-os com lembranças e relatos da sua vida.
Advertiu que a poesia não é para estar fechada, é para ser lida e em voz alta!
Quem não se divertiu com " Todos os homens são maricas quando estão com gripe" de António Lobo Antunes?
De entre os mais crescidos, quem não apreciou a sua tradução de "Página de Escrita" de Jacques Prévert?
Quem não se emocionou com a " Canção para as minhas filhas" ?
Sensibilizou os mais pequenos contra o problema terrível chamado racismo, próprio dos palermas que têm medo que lhes roubem as namoradas, lendo a propósito um excerto de " O Meu Amigo Zeca Tum-Tum e Outros" e algumas páginas do "Diário inventado de um Menino já crescido".
Este apaixonado pelos livros e pelas bibliotecas deixou a mensagem: Leiam! Leiam muito! Pois um país rico é um país que lê muito!
Bem haja à Biblioteca Municipal por nos ter proporcionado estes encontros e ... até breve, José Fanha!
Etiquetas:
José Fanha
quarta-feira, 6 de abril de 2011
Chapéus há muitos...
Chapéus há muitos...dizia o Vasquinho (Vasco Santana no filme " Canção de Lisboa") quando um elefante, no Jardim Zoológico, lhe roubou o chapéu.
E é verdade, pois os homens e as mulheres sempre usaram chapéus, de variadas formas, cores e tamanhos, por necessidade, ou por vaidade.
Também há personagens de histórias infantis que não se podem apresentar sem o seu chapéu, barrete, bóina, gorro, boné...
Mas os chapéus das crianças do Jardim de Infância de Tábua são únicos, porque:
1.º foram feitos com a ajuda dos seus familiares,
2.º com muita criatividade e originalidade e
3.º porque foi utilizado material reciclável!
São
chapéus altos,
chapéus baixos,
chapéus exuberantes,
chapéus discretos,
chapéus redondos,
chapéus bicudos...
com que as crianças desfilaram no Carnaval, apelando à reciclagem para a preservação do Planeta, e agora podem ser apreciados numa colorida exposição nossa Biblioteca.
E é verdade, pois os homens e as mulheres sempre usaram chapéus, de variadas formas, cores e tamanhos, por necessidade, ou por vaidade.
Também há personagens de histórias infantis que não se podem apresentar sem o seu chapéu, barrete, bóina, gorro, boné...
Mas os chapéus das crianças do Jardim de Infância de Tábua são únicos, porque:
1.º foram feitos com a ajuda dos seus familiares,
2.º com muita criatividade e originalidade e
3.º porque foi utilizado material reciclável!
São
chapéus altos,
chapéus baixos,
chapéus exuberantes,
chapéus discretos,
chapéus redondos,
chapéus bicudos...
com que as crianças desfilaram no Carnaval, apelando à reciclagem para a preservação do Planeta, e agora podem ser apreciados numa colorida exposição nossa Biblioteca.
Etiquetas:
chapéus do Jardim de Infância
Subscrever:
Mensagens (Atom)






