sábado, 3 de março de 2012

Concurso de Leitura - Tábua a Ler+ - 2.ª fase



No dia 29 de fevereiro, na EB2, decorreu a 2.ª fase do Concurso de Leitura - Tábua a Ler+, promovido pela RBTb, com 54 alunos inscritos (2 alunos de cada turma do 3.º, 4.º, 5.º e 6.º anos).
 
As provas incidiram em textos da autoria de Luísa Ducla Soares e Sara Beirão, para o 1.º e 2.º ciclos respetivamente.
   
Às 14 horas, os alunos, distribuídos por 4 salas, estavam prontos para realizar a prova escrita. Depois, na presença do júri, foi a vez da leitura expressiva!
   
Apesar dos nervos, todos se empenharam na prestação de uma boa leitura.
   
E quase sem se dar por isso, a tarde chegou ao fim!
   
Em Junho, na V.ª Edição do Tábua de Leituras, terá lugar a final deste concurso em que estarão presentes os alunos agora apurados:
   
do 1.º ciclo - Ana Beatriz Rocha, Joana Bernardo, Inês Sousa, Maria Inês Gomes, Ana Maria Lucena, Ana Jeni Fidalgo, Eva Pinto da Costa e Leonor Nobre;
 
do 2.º ciclo - Ana Rita Rodrigues, Inês Campos, Ana Salomé Andrade, Mariana Martinho, Andreia Eliseu, Daniel Santos, Maria Inês Carvalho e Marta Mesquita.
                                          

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

A INTERNET SEGURA

   ...
   O dia 7 de fevereiro foi designado o Dia da Internet Segura.

                                                       

   A Internet faz parte do nosso dia-a-dia. Navegar na internet é tão interessante quanto arriscado, por isso é  necessário conhecer e aplicar algumas regras...
 Ao clicares aqui e aqui podes divertir-te enquanto as aprendes!!!

...

sábado, 28 de janeiro de 2012

O Zé Troca-Tintas na Leitura fora de Portas

..
. Na Leitura fora de Portas, em Janeiro, foi lida a história do Zé Troca Tintas, que integra os Contos para Rir de Luísa Ducla Soares.
A história foi devidamente saboreada e intercalada com boas gargalhadas. Na sala de aula foi a vez de se completar a atividade e surgiram estes trabalhos:

O Troca-Tintas

O Zé Troca-Tintas
Era um grande trapalhão,
Mas apesar disso
Era um grande brincalhão.
Trocou uma ervilha
Que um homem lhe deu
Por uma galinha
Que logo morreu.
O porco a matou
E troca-tintas o dono acusou
Se não desse o porco
Da polícia lhe falou.
Então levou o porco
E num estábulo parou
Mas foi logo o azar
Que a vaca o porco matou.
Ficou com as tripas de fora
E ele exclamou
Se não me derem a vaca
Do tribunal lhe falou.
O dono deu-lhe a vaca
E mandou-o ir-se embora
A vaca foi contra um caixote
Que ficou com sangue na hora.
Os homens do caixote
Com medo abalaram
E o Zé mais os botões
Com o caixote ficaram.
Com muita força
O caixote ele abriu,
Viu lá um caixão
Com uma velha, e ele sorriu.
Parou numa casa
Para descansar,
E na lareira
A velha foi encostar.
No outro dia
Um escândalo fez
A velha ficou em cinza
E começou tudo outra vez.
Para se vingar
Uma menina levou
E num palacete
Ele a pousou.
A madrinha ouvindo
A menina a chorar
Abriu o saco
E o cão de guarda foi buscar.
Enfiou-o no saco
E o Zé foi-se embora, feliz
Mas quando abriu o saco
Ficou sem o nariz…
Todos o gozaram
E um homem todo torto
Disse-lhe para ir para as obras
Que tinha um bom corpo.
E ele infeliz
Sem nada ficou
E foi pedir esmola
E tudo recomeçou.
Ana Jeni, 4.º ano, Turma 24


terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Grata surpresa e a Leitura fora de Portas

   
   Numa das sessões da Leitura fora de Portas, que a Biblioteca Escolar tem vindo a realizar, há já três anos, de forma periódica e em articulação com a Biblioteca Municipal, foi explorado o livro "A casa do João".

Esta história, apresentada através de uma lengalenga, tanto agradou aos alunos que, de regresso à sua escola, escreveram e ilustraram as suas lengalengas  e enviaram-nas à biblioteca! 
   E esta é a agradável surpresa: para divulgar os trabalhos dos alunos foram criados livros com a ajuda do my ebook que acabaram por ser lidos mais de 
 10 000 vezes!!!

Essas preciosidades aqui  ficam mais uma vez, para quem os quiser (re)ler...
 
Myebook - LENGA LENGA - click here to open my ebookMyebook - lenga lenga - click here to open my ebook 









...

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

O Natal na EB2

.
Aí está mais uma vez a época mais quente e festiva do ano: o Natal!
Quente pelo calor humano, pelos votos de paz, pelo amor e pela partilha, pelo sentido de união e de família,festiva pelas decorações, lembranças, luzes, músicas e confraternizações com muitos doces e refrigerantes.

Não deixemos, pois, que estes valores e sentimentos presentes e verdadeiros nestes dias e que tornam o mundo muito melhor se dissipem, se evaporem, se transformem em indiferença e desamor dois dias depois!

Aqui fica este Álbum de Natal, com imagens da Eb2 para que, ao revê-las, possamos recargar o nosso espírito de coisas boas...

             

.

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

À conversa com Cristina Quartas

No dia 31 de Outubro de 2011 a escritora Maria Cristina Quartas  realizou diversas sessões para os alunos do 4.º ano.
A autora conversou com os alunos sobre “o que é ser escritor”, dando a conhecer momentos do seu percurso literário. Referiu a importância dos sentidos, da fantasia, dos sonhos, dos sentimentos e até dos “anjos” que nos ensinam a pensar e a descobrir quem somos. 
O público ouvinte, com a espontaneidade própria dos 8 e 9 anos, partilhou experiências, desejos e até teorias sobre sentimentos nobres, como a amizade e o amor.
O interesse revelado aquando da apresentação das obras “A Caminho de Santa Bárbara” da autoria da escritora e “Trovador do Douro”, obra póstuma do Professor Doutor Mário Anacleto, evidenciou a sensibilidade e o respeito destes alunos por quem domina a arte da escrita.
             


      

sábado, 25 de junho de 2011

O encerramento do ano lectivo, na Biblioteca!

 
   Já há alguns anos, que os alunos do 5.º e 6.º anos da EB2  participam num Concurso Literário. A novidade, foi a participação dos alunos da Escola de Midões!

  Esta prova, sempre muito aplaudida, é mais uma das actividades para promoção da leitura, que os docentes de Língua Portuguesa e a Biblioteca organizam no final do ano lectivo.
  As obras são exploradas nas aulas e cada turma faz-se representar por dois dos seus alunos. Mas como todos dão o seu melhor, todos são igualmente vencedores e, sobretudo, campeões da LEITURA!

 E o que pode acontecer quando a princesa Poesia e a princesa Prosa  encontram a boneca Fifi e um Palhaço, na Biblioteca?
 Só ficou a saber quem assistiu  à peça de teatro escrita e representada pelas 4 alunas que também integram o grupo dos Amigos da Biblioteca.

 Vejamos algumas imagens do Concurso e do Teatro!

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Os trabalhos do 2.º ciclo

O ano lectivo chega ao fim e a escola está mais agitada: concluem-se projectos, expoem-se trabalhos e realizam-se as últimas actividades. Depois, há que esperar pelos resultados e ... BOAS FÉRIAS!

As imagens mostram as "Orquestras" construídas com material reciclável pelos alunos do 5.º ano e os trabalhos dos alunos do 6.º e 7.º anos das turmas de PCA, que estiveram expostos na Biblioteca, durante a última semana de aulas. Enquanto uns evidenciam a habilidade e a criatividade, outros são o exemplo do bom gosto e da técnica aplicada.


Vamos apreciá-los...


sábado, 18 de junho de 2011

Os trabalhos dos alunos do 1.º ciclo

Agora foi a vez do 1.º ciclo presentear a Biblioteca com a Exposição dos seus trabalhos, o reflexo do muito que foi feito ao longo do ano pelos alunos mais jovens.

Durante os três dias da 4.ª edição do Tábua de Leituras, os alunos das 33 turmas do 1.º ciclo (e muitos do 2.º ciclo) estiveram na Biblioteca para apreciar os seus trabalhos e os dos colegas, todos com muita qualidade, identificando alguns temas e conteúdos das suas aprendizagens.

As imagens dizem o resto ...



quinta-feira, 9 de junho de 2011

IV Tábua de Leituras


Aí está o grande evento que é o "Tábua de Leituras" a realizar-se nos dias 7, 8 e 9 de Junho, pela 4.ª vez consecutiva!


  As actividades são diversificadas: desde a exposição bibliográfica em homenagem a António Torrado, o escritor convidado, os piqueniques literários com os crianças dos Jardins de Infância, as sessões de leitura com os alunos do 1.º ciclo, a feira do Livro Usado, as Oficinas para promoção da leitura, ao cair da tarde e os serões, pela noite dentro, à  conversa com escritores.

Num destes serões, decorreu a fase Final do Concurso de Leitura concelhio para os alunos do 1.º e 2.º ciclos e de que já falámos neste blog. Foi uma sessão muito participada em que os jovens finalistas deram o seu melhor nas diferentes provas. Interessa salientar que todos foram vencedores porque apostaram na Leitura, na sua formação, no seu enriquecimento enquanto leitores... 
A TODOS os nossos parabéns!

sábado, 4 de junho de 2011

Dia da Criança


O Dia da Criança é sempre um dia especial no nosso Agrupamento!
Na passada 4.ª feira, foram várias as actividades que quebraram a rotina deste dia de aulas.
Na escola da EB1 de Tábua tudo andou numa roda viva: houve os Jogos Tradicionais, teatro e ... um almoço e tanto, com "pizza" e gelados!!!

Os mais crescidos, do 2.º ciclo, conseguiram dar um colorido diferente ao céu com a largada de balões...

Mas mais importante que a festa, os presentes e a euforia, é termos consciência que todos os dias são o Dia da Criança  e conseguirmos fazer sempre o que está ao nosso alcance, para que seja respeitada a sua dignidade!

Vamos recordar este dia...


quinta-feira, 19 de maio de 2011

A Biblioteca da Escola Margarida Fierro em Midões

.
Conheces a Escola Margarida Fierro de Midões? E a sua Biblioteca?  Não?

Então, esta é a altura certa. Vamos visitar o Blog de outra Biblioteca do nosso Agrupamento e saber o que por lá acontece.


Podes clicar aqui  ou procurá-lo na nossa lista de blogs!


Aproveita para escrever um comentário...
.

sábado, 7 de maio de 2011

9 de Maio - Dia da Europa



A Europa é um belo continente com uma história fascinante. Muitos dos mais famosos cientistas, inventores, artistas e compositores mundiais, bem como populares artistas e grandes desportistas são europeus.

Durante séculos, a Europa foi devastada por guerras e divisões. No entanto, nos últimos 60 anos, os países deste velho continente reuniram-se finalmente na paz, na amizade e na unidade, para construírem uma Europa e um mundo melhores.

Clica aqui e vai à DESCOBERTA DA EUROPA! Navega num espaço cheio de factos interessantes e ilustrações coloridas, constata a dinâmica da Europa e vê como funciona a União Europeia.

Participa em jogos divertidos e põe à prova os teus conhecimentos!

Diverte-te e boa descoberta!

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Dia Internacional do SOL - 3 de Maio

Os passarinhos cantam, cantam
Andam pelo céu a esvoaçar,
Parece que nunca se cansam
Será que ao sol querem chegar?

No prado há muitas flores
São de mil e uma cores
Gostam pouco de ventanias
Mas o Sol traz-lhe alegrias.


O Sol brilha, o céu está azul
Em casa não vou ficar!
Vou p’rá praia ou p’ró campo
E o meu chapéu vou ter de usar.

Obrigado, Sol amigo
Estou tão feliz contigo
Grande amarelo e quente
Brilhas p’ra toda a gente.
Ângela Nogueira , T16, 4.º ano

Maravilhoso dia de Sol
Fico contente neste dia
À tarde a ver o pôr-do-sol
Sinto a verdadeira alegria.

O tempo pode mudar de repente
E nós escondemo-nos debaixo de um lençol,
Ninguém fica feliz nesse instante
Nem o céu escuro, sem o raio de Sol.
Sara Inês Duarte Jorge, T 16, 4.º ano

Dia de sol, dia chuvoso
Não importa a situação;
Cada segundo é precioso
É um motivo de gratidão.
Bárbara Xavier Sobral, T 16, 4.º ano

Parabéns às autoras!

segunda-feira, 25 de abril de 2011

O 25 de Abril de 1974



Hoje comemora-se o Dia da Liberdade - o Dia 25 de Abril!
Sabes qual é o significado desta data? Podes perguntá-lo aos teus pais e avós, claro!




Vais achar muito interessante a página O 25 de Abril dos mais novos - com Textos, Imagens, BD e muito mais para navegares e descobrires!

A propósito, porque não (re)ler O TESOURO de Manuel António Pina?


sábado, 23 de abril de 2011

A Páscoa na Biblioteca


A festa da Páscoa foi vivida antecipadamente na Biblioteca, com a exposição de ilustrações e poemas da autoria de algumas alunas do 4.º ano. Os trabalhos podem ser apreciados também neste ebook.

Votos de uma Santa Páscoa para todos!


Myebook - Páscoa - click here to open my ebook

sexta-feira, 22 de abril de 2011

O H perdeu a Perna (adaptação)



Os alunos do 2.º ano - turma 9 -da Eb1 de Tábua dramatizaram uma das obras preferidas e trabalhadas segundo as orientações do Plano Nacional de Leitura: O H Perdeu a Perna.

Como "dramatização" pede " ovação" foram apresentar o seu trabalho aos pequeninos do Pré-Escolar e ... foi um sucesso!

O TEXTO adaptado pode ler-se AQUI!

Os Contos do 5.º E



A Arca dos Contos é um jogo de cartas (cartas-imagens e cartas-palavras) para estimular a criatividade e o gosto pela leitura.

A beleza das imagens aliada à força das palavras ajuda a transformar qualquer criança num contador de histórias:



E foi assim que surgiram os "Contos do 5.º E", que podes ler aqui!




sábado, 9 de abril de 2011

José Fanha

José Fanha encerrou com chave de ouro o Mês da Leitura, em Tábua!

Durante dois dias, nas Bibliotecas da Rede de Bibliotecas de Tábua, muitos jovens e também os menos jovens tiveram oportunidade de conhecer o escritor, o poeta, o declamador que gostava um dia de vir a ser palhaço num circo, que quer continuar a ler e a escrever e que está, a
cima de tudo, apaixonado pela poesia e por histórias. Gosta de as escrever e de ir a escolas e bibliotecas para ler poesia e contar histórias, porque a escrever histórias e a escrever poesia nós deitamos cá para fora, e partilhamos com os outros, as nossas dores, os nossos sonhos e as nossas alegrias. E essa partilha é a coisa melhor que há na vida.

Ouvimo-lo ler poemas seus e de outros autores, intercalando-os com lembranças e relatos da sua vida.

Advertiu que a poesia não é para estar fechada, é para ser lida e em voz alta!


Quem não se divertiu com " Todos os homens são maricas quando estão com gripe" de António Lobo Antunes?


De entre os mais crescidos, quem não apreciou a sua tradução de "Página de Escrita" de Jacques Prévert?


Quem não se emocionou com a " Canção para as minhas filhas" ?


Sensibilizou os mais pequenos contra o problema terrível chamado racismo, próprio dos palermas que têm medo que lhes roubem as namoradas, lendo a propósito um excerto de "
O Meu Amigo Zeca Tum-Tum e Outros" e algumas páginas do "Diário inventado de um Menino já crescido".

Este apaixonado pelos livros e pelas bibliotecas deixou a mensagem: Leiam! Leiam muito! Pois um país rico é um país que lê muito!


Bem haja à Biblioteca Municipal por nos ter proporcionado estes encontros e ... até breve, José Fanha!