sexta-feira, 1 de junho de 2012

V Tábua de Leituras

.
    É já nos próximos dias 4, 5 e 6 de Junho que tem lugar na Biblioteca Municipal a 5.ª edição de "Tábua de Leituras"- um conjunto de atividades promotoras dos livros e da leitura.
    No dia 5, à noite, decorre a Fase Final do Concurso "Tábua a Ler+", vem assistir às provas e aplaudir os teus colegas!

                                           


.

sábado, 19 de maio de 2012

A Leitura fora de Portas com "Uma Casa na Lua"

.
Este foi o resultado da última sessão da Leitura fora de Portas, com Uma Casa na Lua da autoria de Cristina Taquelim. Clica para ficares a saber um pouco sobre esta escritora.

                                   

.

sexta-feira, 18 de maio de 2012

"À maneira de Álvaro Magalhães" pelos alunos da Turma 23 - Eb2

.
Depois da leitura de um poema  de Álvaro Magalhães, "O limpa-palavras" (clica) de onde se retirou este excerto:

A palavra pedra pesa como uma pedra.
A palavra rosa espalha o perfume no ar.                
A palavra árvore tem folhas, ramos altos.
Podes descansar à sombra dela.
A palavra gato espeta unhas no tapete.
A palavra coração não pára de bater.

os alunos do 4.º ano -  turma 23, EB2 - também construíram o seu poema:

A palavra melro voa sem parar.
A palavra melodia anima o nosso dia.
A palavra bola quer se safar, não consegue.
Porque tem 11 jogadores atrás dela.
A palavra cadeira é para a gente se sentar.
A palavra caracol está sempre a comer alface.
A palavra tulipa é vermelha, claro é do Benfica.
A palavra caneta tem tinta até acabar.
A palavra sorriso tem amor e alegria.
A palavra papagaio está sempre a falar.
A palavra rosa deita perfume que anda
No ar para perfumar pelo mundo fora.
A palavra samba tem calor, tem ritmo.
A palavra mãe foi feita para amar
E acarinhar os seus filhos.
A palavra desejo liberta e faz crescer os sonhos.
A palavra pensar foi feita para imaginar.
A palavra tonelada é muito pesada.
A palavra desenho faz arte.
A palavra quarto está sempre desarrumada.
A palavra fogo queima.
A palavra arrotar dá mau cheiro no ar.
A palavra poesia é aquela que nos ensina a amar.
A palavra sol ilumina-nos do escuro.
A palavra professora é para ensinar.
A palavra futebol brinca com meninos.
A palavra palhaço adora animar.
A palavra amor convive entre duas paixões.
A palavra livro ajuda-nos a ler.
 .

terça-feira, 8 de maio de 2012

9 de maio - Dia da Europa

.
   Apresentação dos trabalhos realizados pelos alunos, alusivos à comemoração do Dia da Europa, valorizando os Direitos das Crianças inscritos no art.º 24.º da Carta dos Direitos Fundamentais da União Europeia.
  Este  projeto designado por "Dia da Europa na Escola" foi desenvolvido pelo grupo de Educação Especial, em colaboração com os encarregados de educação e professores /educadores titulares.
Os mesmos trabalhos encontram-se expostos nos átrios das respetivas escolas.

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Momentos de Poesia no dia Mundial do Livro

..

                                  

domingo, 22 de abril de 2012

Dia da Terra

O Dia da Terra
(22 de abril)

Todos os dias são dias
em que a Terra é celebrada
por ser mãe e ser raiz
da nossa vida apressada.
Quem não ama esta Terra
que pertence a Todos nós,
pode perder a razão,
não ter quem lhe ouça a voz,
porque a Terra incomodada
com o mal que lhe fazem
tem direito a estar zangada,
mandando a chuva e o tornado
contra quem a humilha
e faz dela uma ilha
no meio do universo,
vertendo a dor e queixa
na triste beleza de um verso.

José Jorge Letria, O Livro dos Dias

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Atividades da Biblioteca no 2.º Período

                                  
 
...

segunda-feira, 26 de março de 2012

Se eu fosse uma árvore...

 
No Dia da Árvore e como forma de sensibilizar os utilizadores da BE para a proteção da floresta, o desafio foi completar a frase: 
"Se eu fosse uma árvore... "  e o resultado foi este:

  
      Se eu fosse uma árvore…
       Dançava com o vento.
      Observava tudo.
      Gostava de ser um pinheiro e ter pinhas.
      Gostava de dar muitos frutos para os meninos comerem.
      Gostava que não me partissem os ramos.
      Dava alegria aos seres vivos.
      FAZIA CÓCEGAS ÀS NUVENS.
      Não saía do lugar.
      Não vinha à escola.
      Gostava de ser bem tratada.
      Gostava de estar coberta de flores.
      Gostava de ser feliz.
      Não gostava que me queimassem.
      não gostava que me cortassem.
      Gostava de viver em paz.
      Gostava de estar num quintal bem tratado.
      Não gostava que se pendurassem nos meus ramos.
      Morria de pé.
      Abraçava o vento.
      Abrigava os animais.
      Gostava de ser uma laranjeira para perfumar o quintal dos meus donos.
      Brincava às escondidas com os meus ramos.
      Dava mais oxigénio para compensar as árvores que são cortadas.

                                                            A BE agradece a todos os que participaram na atividade!

...

sábado, 24 de março de 2012

Concurso Literário

  Mais uma vez decorreu na Biblioteca Escolar e para encerramento do período letivo o Concurso Literário organizado pelas docentes de Língua Portuguesa, sobre as obras Menina do Mar e Ulisses, trabalhadas, como leitura orientada, na sala de aula.
Cada turma do 2.º ciclo, do agrupamento fez-se representar por dois alunos e todos os concorrentes deram o seu melhor, mas por um ponto se ganha e por um ponto se perde ...

No 5.º ano, as turmas vencedoras foram: o 5.ºE, o 5.º A e o 5.º F, respetivamente em 1.º, 2.º e 3.º lugares.
No 6.º ano, em 1.º lugar ficou o 6.º A, em 2.º o 6.º C e em 3.º o 6.º E.

Parabéns aos participantes!


            
 

domingo, 4 de março de 2012

" Quem foi Sarah Beirão? "

    ..
 As Bibliotecas Escolares estão empenhadas em tornar mais conhecida a obra da escritora, jornalista e humanista, Sara Beirão, uma das figuras de referência deste concelho.
    Estando a decorrer o Mês da Leitura, em Tábua, as atividades para promoção da leitura pretendem também dar destaque aos escritos desta tabuense.
   Na Biblioteca da EB2, no dia 1 de março, como numa viagem ao passado, 8 turmas puderam conhecer Sara Beirão, ao vivo, através da apresentação extraordinária da Sr.ª Professora Dolores Tavares. Foram momentos de verdadeira magia, ouvir contar na 1.ª pessoa: “Eu sou Sarah de Vasconcelos Carvalho Beirão…”
   Com a colaboração dos professores presentes, ouviram-se excertos de “Raul”, a leitura  de algumas quadras que, na livraria Barreira, publicitavam os livros da autora e até uma carta do amigo e admirador, escritor e poeta António Botto!
   Ao terminar, ficou o conselho: “Leiam e escrevam muito! Ler é viver. Escrever é imaginar. Se não fossem os meus livros, hoje, não estaria viva”. E no ar ficou o desafio: “Querem saber porquê? Perguntem aos vossos professores”!


                                    

...

sábado, 3 de março de 2012

Concurso de Leitura - Tábua a Ler+ - 2.ª fase



No dia 29 de fevereiro, na EB2, decorreu a 2.ª fase do Concurso de Leitura - Tábua a Ler+, promovido pela RBTb, com 54 alunos inscritos (2 alunos de cada turma do 3.º, 4.º, 5.º e 6.º anos).
 
As provas incidiram em textos da autoria de Luísa Ducla Soares e Sara Beirão, para o 1.º e 2.º ciclos respetivamente.
   
Às 14 horas, os alunos, distribuídos por 4 salas, estavam prontos para realizar a prova escrita. Depois, na presença do júri, foi a vez da leitura expressiva!
   
Apesar dos nervos, todos se empenharam na prestação de uma boa leitura.
   
E quase sem se dar por isso, a tarde chegou ao fim!
   
Em Junho, na V.ª Edição do Tábua de Leituras, terá lugar a final deste concurso em que estarão presentes os alunos agora apurados:
   
do 1.º ciclo - Ana Beatriz Rocha, Joana Bernardo, Inês Sousa, Maria Inês Gomes, Ana Maria Lucena, Ana Jeni Fidalgo, Eva Pinto da Costa e Leonor Nobre;
 
do 2.º ciclo - Ana Rita Rodrigues, Inês Campos, Ana Salomé Andrade, Mariana Martinho, Andreia Eliseu, Daniel Santos, Maria Inês Carvalho e Marta Mesquita.
                                          

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

A INTERNET SEGURA

   ...
   O dia 7 de fevereiro foi designado o Dia da Internet Segura.

                                                       

   A Internet faz parte do nosso dia-a-dia. Navegar na internet é tão interessante quanto arriscado, por isso é  necessário conhecer e aplicar algumas regras...
 Ao clicares aqui e aqui podes divertir-te enquanto as aprendes!!!

...